Tornado atinge cidade de SC e mata dois; pai morre protegendo os filhos

Por David Shalom e Vitor Sorano , iG São Paulo

Um tornado com ventos de 200 km/h atingiu Xanxerê, cidade de 48 mil habitantes no oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e 75 deram entradas em hospitais, entre elas três crianças em estado grave. Cerca de 2,6 mil imóveis foram atingidos, segundo a Polícia Militar, e 1 mil pessoas estão desabrigadas.

O ginásio municipal foi totalmente destruído e creches e escolas, danificadas. Com a queda de cinco torres de energia elétrica, 200 mil imóveis na região, inclusive nas cidades de Chapecó e Xaxim, ficaram sem luz.

O morador Alcimar Sutil, de 32 anos, morreu protegendo os dois filhos quando a casa em que estavam desabou.

“Quando o pai viu casa estava sendo destruída, ele toruxe os dois filhos e deitou praticamente em cima dos filhos, protegendo as crianças, e a casa acabou desabando em cima dos três”, disse o prefeito Ademir José Gasparini (PSD) em entrevista à Rádio Gaúcha. “Uma [das crianças] está em estado bastante grave e a outra, em estado menos grave.”

 

Deonir Coni, de 32 anos, que trabalhava na construção de um supermercado parcialmente destruída pelo tornado, morreu quando parte das estruturas metálicas desabaram. De acordo com o prefeito, entre os feridos há diversas pessoas com amputações.

“Um ginásio inteiro desabou. Temos muitos feridos, com gravidades diferenciadas, que já estão sendo encaminhados a outros hospitais da região por falta de leitos em Xanxerê. Não temos como saber o exato número deles, está tudo muito recente. Os desabrigados podem passar de mil”, afirma ao iG Paulo César Santos, da Defesa Civil do Estado. “As informações ainda são preliminares, até porque o Corpo de Bombeiros fala que 40% do município foi atingido. Ou seja, os números ainda podem subir bastante.”

A Defesa Civil montou um posto de recebimento de donativos no Centro de Exposições da Feira Estadual do Milho (Femi), na rua José de Miranda Ramos, 455.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore