Luciana Amaral Do G1
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou na manhã deste domingo (8) que a capital tem de melhorar as políticas de proteção à mulher. A declaração após a corrida em homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, que aconteceu no Parque da Cidade.
“Temos uma pauta de avanço em relação à mulher. As mulheres avançaram muito nos últimos anos, mas ainda têm muito o que avançar de reconhecimento, no trabalho de políticas contra a violência doméstica”, disse o governador ao G1.
A corrida teve percurso de 4 km e marcou a abertura da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Superior Tribunal Federal com apoio do Tribunal de Justiça do DF.
Rollemberg afirmou que vai inaugurar em abril a Casa da Mulher Brasileira da capital. A unidade vai prestar atendimento para mulheres vítimas de violência e será a segunda do tipo no país. A primeira funciona desde fevereiro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise
Nogueira (Foto: André Borges/Agência Brasília)
“Teremos ali todas as áreas de atendimento à mulher, desde a Defensoria Pública ao Tribunal de Justiça, à secretaria, à delegacia da mulher, para fazer um acolhimento, para dar resultado para combater a violência contra a mulher no DF.”
A secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, informou que foram registradas 14 mil ocorrências somente de violência doméstica contra as mulheres em 2014. No ano anterior, foram 14,6 mil casos registrados.
“O número caiu muito discretamente, mas ainda é muito elevado e inaceitável. Entre as manifestações de desigualdade entre homens e mulheres, a mais cruel é a violência doméstica porque é o ambiente do lar, poeticamente. Mas, como um ambiente de direito, deve ser de paz, segurança, conforto e harmonia.”
A secretária lembrou que a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita por terceiros. “Pode ser feita pelo cidadão que esteja vendo, seja testemunha desse tipo de agressão.”
Campanha
O Tribunal de Justiça do DF promove a partir desta segunda-feira (9) a campanha “Justiça pela Paz em Casa”, que busca coibir crimes contra a mulher e acelerar processos relacionados ao assunto. A programação prevê palestras, oficinas e ações específicas.
Segundo o juiz do TJDF responsável pela questão, Ben-Hur Viza, na próxima semana serão realizadas 750 audiências e julgamentos. “É o tribunal do país com mais varas especializadas na Lei Maria da Penha. Tem 19 juizados que cuidam da violência doméstica, sendo 14 deles especializados. Estamos lançando a medida protetiva eletrônica em todos (…) e lançando cartilha de esclarecimento.”
A campanha conta com o apoio da secretaria de Políticas para as Mulheres, da Polícia Civil e do Ministério Publico.