Com 7,2%, DF tem o maior IPCA acumulado em 12 meses desde 2012

Do G1 DF

 O Distrito Federal registrou índice de 0,78% de inflação em janeiro, segundo dados da Codeplan. Já o acumulado de 12 meses foi de 7,2%. Embora a taxa no início do ano tenha sido menor do que a do Brasil no período (1,24%), o percentual em 12 meses ficou acima da taxa nacional – 7,15%. A medição é feia por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a Codeplan, os setores que puxaram o indicador para cima no DF em janeiro foram habitação (1,61%), despesas pessoais (1,57%), alimentação e bebidas (1,18%). Artigos de residência (-1,11%) e comunicação (-0,08%) registraram deflação.

JNos últimos doze meses, as maiores altas acumuladas em Brasília ocorreram nos subgrupos habitação; despesas pessoais; e educação, com variações de 10,78%, 8,68% e 8,44%, respectivamente.

O IPCA do DF no acumulado de 12 meses é o maior desde janeiro de 2012, quando o índice chegou a 7,27%. Segundo o chefe do Núcleo de Análise de Preços da Codeplan, Carlos Alberto Reis, a elevação dos preços preocupa, mas não chega a ser “desesperadora”.

“Vários fatores contribuíram para isso, como o câmbio, a crise de água em alguns estados do Brasil e o aumento em tarifas públicas, como água, energia elétrica e gasolina”, afirmou.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore