Falha em subestação deixa 15,6 mil sem luz em Brasília

Do G1 

Um problema em um transformador da subestação nº 2 da CEB deixou 15.630 unidades consumidoras de Brasília sem energia por 18 minutos, na tarde desta quarta-feira (21), informou a empresa. A interrupção permaneceu por cerca de 3,5 horas em 615 dessas unidades. De acordo com a companhia, o corte não tem relação com o desligamento de oito subestações, ocorrido na última segunda-feira (19) a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo a CEB, o problema em um equipamento que faz a conexão de cabos ocorreu em um dos três transformadores da subestação.

A falha foi detectada às 13h29 e atingiu os setores Comercial Sul, Bancário Sul, Autarquias Sul e SRTS, Pátio Brasil, Hospital de Base, SQS 102 a 104 e SQS 302 a 304. Às 13h47, a energia foi restabelecida, diz a empresa. Essas áreas possuem 15.015 unidades consumidoras.

O fornecimento de luz nas 615 unidades consumidoreas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Torre da TV , Brasil 21 e edifício Parque Corporate foi normalizado às 17h15.

A pedido da ONS
Na última segunda, a CEB informou que desligou oito subestações a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na tarde desta segunda-feira (19). A interrupção atingiu 157 mil unidades consumidoras para a redução de 113 megawatts.

Com a medida, ficaram sem luz por 40 minutos as áreas de Samambaia Oeste, Brazlândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião e Sobradinho. Segundo a companhia, às 15h40, o fornecimento havia sido restabelecido em 154.654 unidades consumidoras, em seis das áreas afetadas. As exceções foram PAD/DF e em São José, com 2.346 unidades consumidoras, onde o abastecimento foi normalizado às 17h.

Em nota, a ONS informou que redução na frequência elétrica e perda de unidades geradoras em 13 usinas, sendo duas no Centro-Oeste (Cana Brava e São Salvador). Por isso, a frequência elétrica caiu de 60 Hz para 59 Hz. “Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema.”

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore