Os servidores do Distrito Federal com benefícios atrasados referentes a 2014 podem se programar para honrar os compromissos pendentes. Os valores começam a ser pagos ainda em janeiro e serão quitados completamente até junho. A promessa foi feita pelo governo a representantes de entidades sindicais, que receberam a proposta, por escrito, das mãos do secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas.
O cronograma foi ajustado após uma reunião que durou toda a tarde no Palácio do Buriti. Intervalos foram feitos para que os dois lados envolvidos, governo e sindicatos, avaliassem as propostas e sugerissem mudanças.
De acordo com o calendário, as horas extras dos servidores da saúde e as férias da saúde, da educação e de outras pastas serão acertadas em três parcelas: nos últimos dias úteis de janeiro, fevereiro e março.
O décimo terceiro salário e a gratificação natalícia vão ser depositados mensalmente de abril a junho, sempre no último dia útil do mês. O mesmo ocorrerá com montantes residuais, devidos a servidores efetivos pagos antes de eventuais reajustes salariais. Todos os valores dos benefícios atrasados serão corrigidos pelo índice da poupança.
Na reunião, também ficou decidido que o governo priorizará os aniversariantes de dezembro ao saldar a primeira parcela do décimo terceiro, em abril. “Esta proposta final está condicionada ao fim das greves e à não decretação de outras. Pedimos que as categorias façam suas assembleias no máximo até amanhã para que a prestação de serviços volte ao normal até o fim de semana”, afirmou o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle.
Flexibilidade
Para Marli Rodrigues, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), o encontro foi produtivo. “Houve uma flexibilidade de todos os envolvidos. Esperamos que o relacionamento com este governo seja uma via de mão dupla e que sempre sejamos consultados.”
Além dos titulares da Casa Civil e da pasta de Relações Institucionais, estavam presentes os secretários de Fazenda, Leonardo Colombini; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; de Gestão Administrativa e Desburocratização, Antônio Paulo Vogel; de Saúde, João Batista de Sousa; e de Educação, Júlio Gregório.
Os trabalhadores foram representados por entidades sindicais da área de saúde, entre elas o SindSaúde, o Sindicato dos Médicos, o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.
Pagamentos em dia
Com relação aos salários de 2015, os secretários reafirmaram que tudo será pago sem atrasos, conforme calendário anunciado na manhã desta quinta-feira, durante entrevista coletiva. Haverá escalonamento do pagamento, com prioridade aos servidores que ganham até R$ 9 mil líquidos. Estes, que correspondem a 70% do pessoal, receberão integralmente até o quinto dia útil do mês.
Cronograma para pagar atrasados
Férias e horas extras da Secretaria de Saúde: três parcelas a serem depositadas no último dia útil de janeiro, fevereiro e março
Décimo terceiro salário/gratificação natalícia e valores residuais: três parcelas, de abril a junho, sempre no último dia útil de cada mês