Uma série de ataques do primitivo Talibã deixou ao menos 19 mortos no Afeganistão. Pelo menos seis soldados afegãos morreram em Cabul, em um atentado contra um ônibus do exército, divulgou o ministério da Defesa. Muitos soldados ficaram feridos e estão hospitalizados. Um outro porta-voz anunciou que se tratava de um atentado suicida. “Um homem-bomba detonou os explosivos que carregava no corpo na porta de um ônibus que levava soldados”, afirmou o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanekzai.

Foto: Efe
Ataques do Talibã também mataram doze trabalhadores que limpavam um campo minado e soldados de diversas nacionalidades, no campo Shorab, na província de Helmand. Mais cedo, um integrante do Supremo Tribunal Afegão, Atiqullah Raoufi, foi baleado e morto no momento em que saía de sua casa, na capital afegã. O Talibã reivindicou a autoria do crime. Em contrapartida, o governo afegão afirmou que matou mais de 50 militantes do grupo jihadista nas últimas 48 horas.
O Talibã — que foi derrubado do poder em 2001 — segue realizando inúmeros ataques no Afeganistão. Nas últimas semanas, atingiu vários ônibus do exército e realizou um ataque suicida que tirou a vida de um cidadão alemão em um centro cultural francês durante a apresentação de uma peça teatral que denunciava ataques suicidas.