O secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, participou da abertura oficial da Semana Nacional da Conciliação na Justiça do Trabalho, que começou na segunda-feira e vai até o dia 28 de novembro. A a estimativa é de que devam ser realizadas mais de 260 audiências.
O Brasil é um dos países mais litigantes do mundo. Segundo dados do relatório “Justiça em Números”, do CNJ, hoje, são mais de 95 milhões de processos em tramitação no país, ou seja, um processo para cada dois brasileiros, em média.
Algumas das formas eficientes para desafogar a Justiça são a mediação, a conciliação e a arbitragem, métodos alternativos e práticos para solução de conflitos. “Fomentar a conciliação e o diálogo entre as partes é a forma mais eficaz, menos desgastante e mais inteligente de se resolver o litígio”, disse Costa Couto.
Nesta edição, a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de todo o país, tem como slogan “Bom para Todos, Melhor para Você”
Na Justiça do Trabalho do DF, a iniciativa está tendo o apoio de 12 juízes, que incentivarão trabalhadores e empregadores a encontrarem uma solução acordada para seus conflitos. A Bélgica é conhecida por ser o centro europeu da arbitragem, razão pela qual a OAB/DF convidou representantes do país para discorrer sobre suas experiências acerca do tema, no início de novembro.