O presidente do LIDE BRASÍLIA, Paulo Octavio, e a Auto Shopping recebem para um almoço, no próximo dia 20, às 12h, o cientista político, advogado e jornalista Murillo de Aragão, que ministrará a palestra “O Cenário Político de 2015”. Após a apresentação, haverá debate, mediado por PO.
Murillo de Aragão é presidente da Arko Advice, empresa de análise política e políticas públicas, sediada em Brasília e com escritórios em São Paulo e Porto Alegre e escritório de apoio em Nova York. Atua como publicitário, radialista e colunista/articulista em vários veículos de imprensa, como a Revista Imprensa (1996/2009), Blog do Noblat e nos jornais O Tempo (Belo Horizonte-MG) e O Liberal (Belém-PA). Desde junho de 2009, passou a ser articulista da revista Conjuntura Econômica (FGV). Edita o site de notícias Brasília em Tempo Real (www.emtemporeal.com.br) desde 2000. É formado em direito pelo UniCeub, é mestre em Ciência Política pela UnB e doutor em Sociologia (estudos latino-americanos) pelo Ceppac – Universidade de Brasília.
Foi o principal executivo da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) entre 1996 e 2007. Primeiro como diretor e depois como vice-presidente executivo. Entre 1992 e 1997 foi pesquisador associado da Social Science Research Council (Nova York); membro do “board” da International Federation of the Periodical Press (Londres), entre 1988 e 2002; e presidente do comitê de Análise de Conjuntura da Amcham – Câmara Americana de Comércio de São Paulo. Foi conselheiro do Instituto Ayrton Senna, da Embratel Participações e do conselho consultivo da ComGás. Durante mais de dez anos foi conselheiro do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (Conar).
Como palestrante e analista político, Murillo de Aragão proferiu mais de uma centena de palestras, nos últimos 15 anos, em Nova York, Miami, Londres, Edimburgo, São Francisco, Lisboa, Porto, Buenos Aires, Santiago, Lima, Madri, Amsterdã, Oslo e Paris para investidores estrangeiros sobre os cenários políticos no Brasil. Lecionou as matérias “Comportamento Político” e “Processo Político e Legislação” no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Brasília. E foi professor visitante da Universidad Austral, Buenos Aires.
Em 1998, recebeu a Ordem do Rio Branco do Itamaraty no grau “comendador”. Em 2007, foi nomeado para o CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. No exterior, atuou como analista de cenários políticos da rede de consultores Latin Source (NYC) e é membro da Associação Brasileira de Ciência Política e da American Political Science Association.