Polícia escocesa investiga fraude no plebiscito

por O Globo / Com Agências Internacionais

Cédulas do plebiscito escocês. Polícia investiga alegações de fraudes. Primeias apurações apontam vitória do “sim” – BEN STANSALL / AFP

A polícia escocesa investiga alegações de fraude eleitoral no maior colégio eleitoral do país. Membros do Conselho Municipal de Glasgow afirmam que pelo menos dez denúncias de falsidade ideológica foram reportadas durante o plebiscito sobre a independência escocesa. A polícia indicou que as denúncias partiram de diferentes zonas eleitorais na cidade.

Documentos suspeitos foram identificados logo após o início da apuração na Emirates Arena, na área leste da cidade.

No entanto, os membros do Conselho já tinham registrado indícios de fraude em certas urnas depois que zonas eleitorais denunciaram que eleitores descobriram que seus nomes já haviam sido utilizados nas listas.

Cédulas suspeitas foram removidas e colocadas em sacolas plásticas. Policiais escoceses usaram luvas para separar os votos, evitando assim a contaminação do que podem vir a ser provas criminais.

“Sim” sai em vantagem nos primeiros cinco condados

O condado de Clackmannanshire foi o primeiro a apresentar resultados do plebiscito. Os unionistas venceram com 19.036 votos (53,8%) contra 16.350 dos separatistas (46,2%). O resultado foi considerado decepcionante para os separatistas, que contava com uma vitória na região. No entanto, os votos de Clackmannanshire representam menos de 1% do eleitorado escocês. Nas Ilhas Orkney, a vitória dos unionistas foi ainda maior: 10,004 votos (67,2%) contra 4.883 (32,8%). Nas Ilhas Shetland, a vantagem dos unionistas foi de 9.951 votos (63,7%) a 5.669 (36,3%). Em Eilean Siar, 10,544 (53.4%) votos foram registrados a favor da união, contra 9,195 (46.6%) a favor da independência. Em Inverclyde, a diferença foi de apenas 86 votos: 27,329 votos (50.1%) a favor da união contra 27,243 (49,9%) pela independência.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore