Marconi anuncia apoio a Jofran Frejat e pede ajuda de prefeitos do Entorno

A campanha do ex-deputado federal Jofran Frejat (PR) ao Palácio do Buriti ganhou um aliado de peso ontem. Em um evento reunindo 11 prefeitos de municípios goianos do Entorno do DF, o governador do estado vizinho, Marconi Perillo (PSDB), anunciou o apoio para o substituto do ex-governador José Roberto Arrruda (PR) na disputa. De quebra, conclamou os gestores das cidades próximas a Brasília a pedirem votos para a chapa. “Posso ter muitos defeitos, mas a deslealdade não é um deles. Por isso, estou aqui para declarar meu apoio ao Jofran, e peço que vocês todos nos ajudem”, disse o tucano, que foi um dos principais articuladores da aliança entre arrudistas e a família Roriz..

A atenção especial não é por acaso. Área de influência histórica do ex-governador Joaquim Roriz (PRTB) e depois de Arruda, o Entorno goiano do DF continua com um peso significativo na campanha de Brasília. Estimativas das coordenações de campanha dos candidatos ao Palácio do Buriti indicam que cerca de 150 mil eleitores habitantes dos municípios vizinhos votam na capital federal e a influência eleitoral pode chegar pelo menos a outros 150 mil votantes — entre familiares e amigos próximos. “São votos que podem fazer a diferença”, reconhece Arruda, que também participou do encontro em um hotel na Asa Sul. O Entorno, geralmente, não entra nas pesquisas eleitorais do DF, mas os 19 municípios goianos da região têm, juntos, 1,1 milhão de habitantes — desses, 636,8 mil eleitores possuem títulos em Goiás.

Perillo articulou o encontro a despeito de ter um companheiro de partido disputando o GDF, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB). O próprio governador reconheceu isso. “O meu partido tem candidato aqui em Brasília e respeito. Mas eu já tinha compromisso com essa aliança. Eu estou aqui, de cabeça erguida, para reafirmar esse compromisso”, destacou. Ele não poupou palavras para cobrar o comprometimento dos prefeitos nas bases eleitorais. “Vamos eleger o Jofran porque nós temos força. Basta a gente querer. Vocês são líderes. Se todo mundo trabalhar, nós vamos elegê-lo”, acrescentou o tucano. A caminho da reeleição em Goiás, ele lembrou que uma vitória do candidato do PR vai facilitar o estabelecimento de parcerias para a região. “Então, não vamos cruzar os braços. Vamos ajudar”, reforçou.

Jofran também apelou para uma eventual aliança com o governo de Goiás, caso seja eleito aqui e Perillo vença no estado vizinho. “Eu espero me eleger governador com o apoio de vocês. Quero também que ajudem a eleger o Marconi. Assim, poderemos reativar muitas parcerias que existiam na época do governo Arruda com as cidades do Entorno”, afirmou o candidato, lembrando os convênios que existiam na área de saúde. “Estamos com Goiás. Para nós, não tem diferença. Nós somos a mesma terra. O chão daqui é o chão goiano também”, acrescentou Frejat, lembrando do grande contingente de moradores das cidades vizinhas que trabalham na capital federal.

O prefeito de Cristalina, Luiz Attié (PSD), ex-secretário especial de Arruda (atuou na área imobiliária), falou em nome dos gestores do Entorno. “Nós temos a responsabilidade de correr todo o Entorno para pedir votos para todos que aqui estão, para o grupo do governador Marconi em Goiás e para o Jofran Frejat em Brasília. Trabalhando unidos, teremos sucesso nessa empreitada”, cobrou. Além dos prefeitos de 11 municípios (são 19 cidades goianas ao todo na Região Integrada de Desenvolvimento de Brasília — Ride), prefeituras mandaram representantes, como Águas Lindas e Luziânia, além de vereadores. Também participaram candidatos a deputados (distritais, estaduais e federais das duas unidades da Federação) e ao Senado. Informações do Correio Braziliense.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore