Dentro de poucos dias, o governador Agnelo Queiroz, que concorre à reeleição, vai abrir licitação para construir mais 50 creches no Distrito Federal. A medida, anunciada na manhã desta quinta-feira (28), foi confirmada hoje à tarde durante visita de Agnelo à creche Flor de Pequi, na QNP 15, Setor P Norte, em Ceilândia. Até agora, o governo já colocou 28 unidades em funcionamento. A meta é chegar a 112.
“Faremos a licitação nos próximos 15 dias. Queremos universalizar o acesso às creches com a mesma estrutura que esta aqui oferece. Além disso, até 2018 teremos o regime integral em 100% das escolas da rede pública do DF”, destacou Agnelo.
Agnelo aproveitou a visita para conversar com mães de crianças atendidas na Flor de Pequi. “Os depoimentos são incríveis. Elas me contaram como a vida delas mudou após a inaugurações da creche. Oferecer os estímulos adequados para o desenvolvimento integral de uma criança é muito importante a longo prazo, sem contar a tranquilidade dos pais em deixar seus filhos seguros, por 10 horas e com cinco refeições. É isso que queremos para todas as crianças e adolescentes do DF”, destacou.
A auxiliar de dentista, Mônica Alves, 32 anos, mãe da pequena Giovana, 4 anos, foi uma das que agradeceram Agnelo pela brilhante iniciativa. “Minha filha e eu estamos apaixonadas. Facilitou, e muito, a minha vida, além de despertar na minha filha um interesse muito grande pela escola”, avaliou.
A dona de casa, Luciana Alves, 41 anos, também reconheceu o empenho do governo Agnelo. “Eu estou achando uma maravilha. Brevemente, muitas outras mães terão essa mesma oportunidade. O governo já está construindo mais duas creches perto da minha casa”, comemorou.
A creche – Inaugurada em 28 de julho, junto com outras 14 creches, a Flor de Pequi tem capacidade para atender 112 alunos de 0 a 5 anos em período integral (das 7h às 17h), com cinco refeições por dia.
O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, acompanhou a visita e definiu o esforço do governo Agnelo Queiroz para proporcionar educação e bem-estar às crianças do DF. “São unidades com alto grau de qualidade. O GDF não poupou esforços para oferecer atendimento, equipamentos e estrutura de primeira linha”, afirmou.
As creches oferecem amplo espaço com lactário, cozinha, sanitários adaptados, solário, área de alimentação e repouso, sala de leitura e de informática, anfiteatro, pátio coberto, brinquedoteca e playground. Cada uma ocupa área de 1,2 mil metros quadrados.
PARCERIA – As unidades têm a gestão compartilhada com entidades filantrópicas, sem fins lucrativos, regularmente constituídas e funcionando por, no mínimo, três anos. Todas foram selecionadas por meio de edital específico de chamamento público. Elas são responsáveis pela contratação de pessoal, manutenção da estrutura e aquisição dos alimentos para as crianças
EDUCAÇÃO INTEGRAL – Desde 2011 até agora, o total de alunos alfabetizados em regime de educação integral passou de 13.662 para 52.609 estudantes. Em Brazlândia, todas as 23 escolas da rede pública já oferecem educação integral, beneficiando mais de 8 mil crianças e adolescentes.