Do G1
Balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal divulgado nesta sexta-feira (22) mostra que 5.802 eleitores de outros estados pediram para votar no DF nas eleições deste ano. O prazo para pedir o voto em trânsito terminou nesta quinta-feira (21).
O eleitor habilitado à votação em trânsito não precisa justificar a ausência do voto para os demais cargos (governador, senador, deputado federal e estadual). Caso não compareça ao novo local de votação, no entanto, terá de apresentar justificativa normalmente, como os demais eleitores.
Segundo dados do TSE divulgados nesta sexta, 84.418 eleitores de todo o país pediram para votar fora de seus domicílios eleitorais no primeiro turno. Para um eventual segundo turno, foram 79.513 solicitações.
Nas eleições de 2014, além das capitais estaduais e do DF, 65 municípios de todo o país com mais de 200 mil habitantes também receberão votos de eleitores em trânsito. Para isto, é preciso que cada cidade tenha recebido, pelo menos, 50 pedidos.
Para votar em trânsito, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral e apresentar documento com foto no dia da eleição. O primeiro turno de votações acontece em 5 de outubro e, se houver segundo turno, a votação será no dia 26.