Os skatistas do Distrito Federal e do Entorno já podem comemorar. Após anos de espera, será construída, no Parque da Cidade, uma pista profissional para todas as modalidades do esporte. O governador Agnelo Queiroz se reuniu nesta quinta-feira (21) com representantes de associações e praticantes de Skate e Longboard, e assinou, diante deles, decreto que cria Grupo de Trabalho para acompanhar essa e outras obras relacionadas a esportes radicais.
A pista, batizada de Brasília Skate Plaza, terá 10 mil m² e será a maior da América Latina, com capacidade para receber competições nacionais e internacionais. Projetado de acordo com os padrões técnicos do esporte, o equipamento atenderá a todas as modalidades, com rampas, ladeiras e obstáculos. O governador se comprometeu ainda a incluir competições de skate no calendário de eventos da cidade.
“Como em todos os nossos projetos, faremos uma obra de qualidade, definitiva. E vamos continuar com esse contato direto entre o governo e a sociedade para fazer um trabalho que atenda às necessidades da população. A construção da pista no Parque da Cidade será apenas o primeiro trabalho em conjunto, pois temos consciência da importância do esporte para a nossa juventude”, destacou Agnelo.
O Grupo de Trabalho terá a participação de diversos órgãos do governo e das associações. E, com a assinatura do decreto, os investimentos no skate e demais esportes radicais se tornam uma política de Estado. “Agora é lei. Isso elimina a possibilidade de um outro governante, no futuro, se recusar a dar atenção a essa área. Queremos tratar essas obras como uma política de governo, e não como ações isoladas”, afirmou Agnelo.
Melhorias – Durante o encontro no Palácio do Buriti, o governador, que é candidato à reeleição pela coligação Respeito por Brasília, também falou de outros investimentos que já estão sendo feitos e terão continuidade caso ele seja eleito. “Estamos construindo novas pistas de skate em todo o DF, como a da Praça do DI, que será melhorada e receberá toda infraestrutura, com iluminação e grades para dar mais segurança”, citou.
As pistas que já existem estão passando por reforma para atender aos melhores padrões de qualidade. Os arredores estão recebendo a mesma estrutura de iluminação. As iniciativas agradam os cerca de 100 mil skatistas do DF e Entorno como o projetista Giovano Marques, 35 anos, que pratica o esporte há 20 anos. Ele está ansioso para andar na pista que será construída no Parque da Cidade.
“É muito bom ter um espaço bom e certo para treinar e fazer nossas manobras. Essa nova pista é o local ideal para o meu estilo, o street. A rua não tem as condições ideais, um piso adequado. E também fico feliz em saber da construção de pistas em todo o DF”, comemorou Giovano, que mora em Ceilândia, um dos grandes points do skate.
Para o presidente da Associação LongBrothers e vice-presidente da Federação de Skate de Brasília e Entorno, Eduardo Apra, o dia de hoje foi mais uma conquista do grupo. “Trabalhamos muito em parceria com o governo para chegar a essa etapa final, que levará à construção da nossa pista. Agnelo sempre nos apoiou e deu espaço ao diálogo, tanto que incluímos essa obra no orçamento participativo”, contou Dudão, que vê um futuro promissor para o skate: “Além da questão do esporte e lazer, tem o lado social e dos grandes eventos que teremos aqui”.