Diplomas irregulares: presidente de Conselho de Educação é presa

Do R7

Uma escola era usada como fachada para o esquema Reprodução/ TV Record

A presidente do Conselho de Educação de Santo Antônio do Descoberto (GO), região do Entorno do DF, Francisca Maria da Silva, foi presa nesta quarta-feira (20). Ela é acusada de envolvimento em um esquema de vendas de diplomas irregulares.

A fraude foi descoberta depois que a prefeitura fez uma auditoria na folha de pagamentos dos servidores públicos do município e constatou que muitos deles recebiam gratificações por formação superior ou pós-graduação com diplomas expedidos pela mesma instituição de ensino, o Instituto Educaional JRJ, que não tem credenciamento do MEC (Ministério da Educação).

Segundo as investigações, a presidente do conselho era a tesoureira do grupo que vendia os diplomas. Os envolvidos arrecadaram cerca de R$ 6 milhões, durante quatro anos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Felipe Socher, comprovantes de pagamentos depositados diretamente na conta de Francisca provam o envolvimento dela no crime. Até uma escola era usada como fachada para o esquema.

No úiltimo dia 14, um homem acusado de envolvimento nas fraudes  se entregou à Justiça. A polícia suspeita que o professor da rede pública de ensino do estado de Goiás, Valdetino de Almeida Matos, tenha se envolvido no esquema quando exerceu um cargo na Secretaria de Ensino do município.

O homem permanece preso na Ciops (Centro de Operações Integradas de Segurança Pública) porque já havia um mandado de prisão preventiva contra ele.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore