Do G1
O comércio do Distrito Federal espera um aumento de 9,47% nas vendas do Dia dos Pais deste ano, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio, da Federação do Comércio do DF. O levantamento foi feito com 307 empresas de 11 segmentos.
Embora otimista, a expectativa do setor é menor do que no ano passado, quando os empresários estimavam um crescimento de 12,94% nas vendas. Segundo o presidente da Fecomércio do DF, Adelmar Santana, o quadro é reflexo da situação econômica do país.
“A confiança do empresariado está um pouco mais baixa neste ano por causa da situação econômica do País. No mesmo período do ano passado, 10,49% dos empresários tinham expectativas de vendas negativas para o Dia dos Pais. Neste ano aumentou para 13,62% os que acham que as vendas serão menores do que em 2013”, diz.
Segundo a federação, o Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio. A data fica atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
O segmento com maior expectativa é de chocolates, que espera alta de 23,83% nas vendas, de acordo com a pesquisa. As livrarias esperam redução de 4,69%. Bares e restaurantes também esperam queda, de 0,73%.
Para aumentar as vendas, 61,61% dos entrevistados disseram que pretendem adotar estratégias diferentes. Para 43,09%, a medida será desconto no preço dos produtos e promoção; 21,54% vão investir em publicidade.
Pouco menos da metade dos lojistas (42,72%) pretendem aumentar o estoque. Chocolatarias e lojas de calçados vão ampliar em 26,63% e 23,25%, respectivamente, as reservas de produtos.
As contratações temporárias não devem ser realizadas por 91,95% dos empresários. Cartão de crédito/débito será a forma de pagamento de 90,40%, segundo a pesquisa. Em seguida aparecem dinheiro (5,88%); cartão da loja (1,86%); crediário/carnê (1,24%) e cheque pré-datado (0,62%).
O preço médio gasto será de R$ 117,89, segundo o levantamento. Foram pesquisados os segmentos de bares e restaurante; calçados e complementos; chocolatarias; eletroeletrônico e informática; joalheria e ótica; livrarias; lojas de departamento; material esportivo; perfumaria e vestuário.
Consumidor
A Fecomércio também ouviu os clientes sobre as compras para o Dia dos Pais. Foram ouvidas 323 pessoas entre os dias 15 e 17 de de julho. O levantamento aponta que 72,4% dos entrevistados devem presentear o pai; 19,5% não vão comprar nada; e 8% ainda não sabem.
De acordo com a pesquisa, em 40,7% dos casos, o cliente deve comprar roupas. Em 19%, artigos de perfumaria. Em seguida, aparecem calçados (13,1%), relógios ou carteira/bolsa (5,6%), celular (4,5%), chocolate (4,1%), artigos esportivos (3,4%), jantar/almoço familiar (1,9%), óculos (0,7%), aparelho de som/DVD (0,7%), tablet/ipad (0,4%) e livros (0,4%).
Entre os entrevistados, 72,8% disseram que pretendem comemorar a data. A casa do pai foi a opção mais citada (43,6%), seguida pela própria residência (38,1%), casa de parentes (16,1%) e restaurantes (2,1%).
Os clientes disseram que pretendem gastar R$ 169,89 em média pelo presente. Para 46,2% dos casos, a forma de pagamento será dinheiro, seguido de cartão de crédito (38,3%) e cartão de débito (15,6%). Preço do produto, promoções e qualidade são os atrativos mais citados.