Jaqueline Roriz contesta perda de direitos políticos, mas STF nega

Do G1

A deputada Jaqueline Roriz durante discurso na sessão da Câmara que decidiu sobre o processo de cassação (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou nesta sexta-feira (25) pedido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) para suspender a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) que a condenou à perda dos direitos políticos, quando o cidadão fica proibido de se candidatar a um cargo eletivo.

A decisão de Lewandowski é liminar (provisória) e o caso ainda deve ser analisado pelo plenário do Supremo, em data ainda não definida.

A deputada quer que o Supremo considere ilegal a suspensão dos direitos políticos como punição em uma ação cível (processo que não tem caráter criminal). Jaqueline Roriz sustentou que a retirada dos direitos políticos nessa situação fere a Convenção Americana de Direitos Humanos, que o Brasil assinou em 1978.

A deputada e o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda foram condenados pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Distrito Federal por improbidade administrativa e também à perda dos direitos políticos. A Justiça entendeu que Jaqueline Roriz recebeu propina para apoiar a candidatura de Arruda em 2006, no caso conhecido como mensalão do DEM.

Jaqueline Roriz é candidata à reeleição ao cargo de deputada. O Ministério Público do Distrito Federal contestou a candidatura com base na Lei da Ficha Lima devido à condenação. A questão é polêmica, porém, porque a condenação ocorreu quatro dias após o registro da candidatura. Alguns entendimentos da Justiça Eleitoral indicam que vale a condição do político no momento do registro.

O ministro Lewandowski, de plantão no Supremo durante o recesso do Judiciário, considerou que o argumento de Jaqueline Roriz não procede porque a Constituição previu a suspensão de direitos políticos como punição por atos de improbidade.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore