Do G1 DF

Torcedores presentes na Fifa Fan Fest do Distrito Federal comemoraram a vitória da Alemanha na final da Copa do Mundo, por 1 a 0 na prorrogação, contra a Argentina. O público preferiu que o campeão fosse o algoz do Brasil nas semifinais em vez dos tradicionais rivais sul-americanos.
A fonoaudióloga Jessica Kuchar, de 29 anos, é brasileira mas torceu para a seleção europeia. “Antes do que Argentina, né? Tinha que ser a Alemanha”, afirmou. “Estando fora do Mundial temos que torcer por todos, menos para a Argentina.”
Além dos brasileiros, a Fifa Fan Fest do DF teve a presença de torcedores que vivem na Alemanha. A estudante Vanessa Jaeger , de 22 anos, é um exemplo. “É impressionante. Depois de 24 anos nós conseguimos”, afirmou. Vanessa veio a Brasília com outros cinco alemães para ver a disputa de terceiro lugar. “Não podia ser melhor.”

O clima durante o jogo foi de tensão. Durante toda a partida, a torcida pela Alemanha era predominante na Fan Fest. Em minoria, os torcedores argentinos ensaiavam gritos de apoio ao time de Messi e falavam o nome do craque do Barcelona.

bandeira brasileira (Foto: Isabella Calzolari/G1)
Segundo a Coordenação de Comunicação para a Copa do Mundo (ComCopa), 15 mil pessoas assistiram ao jogo na Fifa Fan Fest no Taguaparque neste domingo (13). Além da final no telão, o espaço teve shows musicais. Na apresentação da banda Calypso, que teve transmissão ao vivo pelo G1 neste domingo, 25 mil pessoas estiveram no local.
Ao longo de 25 dias, o evento exibiu todos os jogos da Copa do Mundo e teve ainda 49 atrações artísticas e 19 DJs. Desde a abertura da Copa, no dia 12 de junho, 351 mil pessoas passaram pelo Taguaparque, segundo a ComCopa. O evento oficial da Fifa ofereceu shows gratuitos com artistas locais e conhecidos nacionalmente durante todos os dias de jogos da Copa do Mundo.