TSE não autoriza Eliana Pedrosa como vice na chapa de Arruda

Almiro Marcos, Correio Braziliense

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou liminar para que a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS) siga como candidata a vice na chapa encabeçada pelo ex-governador José Roberto Arruda (PR). A decisão é do ministro Dias Toffolli, presidente da Corte, foi concedida na noite de quinta-feira (3/7) e veio a público na manhã desta sexta (4/7). Com a proibição de aliança com o PPS, Arruda anunciará ainda na tarde desta sexta o novo nome para vice. A tendência é que o escolhido seja o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR), ligado à família Roriz.
Eliana anunciou-se como candidata ao lado de Arruda na última segunda (30/6), com o aval da Executiva Regional do PPS. Na noite da mesma data, o PPS nacional tomou a decisão de desconsiderar a aliança, dissolver o Diretório Regional e suspender a distrital do cargo de presidente local do partido. Uma comissão interventora provisória foi escolhida.Uma decisão do PPS nacional, de fevereiro deste ano, vetava alianças com grupos da base de apoio à candidatura do PT à presidência. O PR nacional anunciou em 30 de junho que iria apoiar a petista Dilma Rousseff. Sendo assim, o presidente nacional da legenda, deputado federal Roberto Freire (SP), foi contra o acordo.
A comissão provisória fechou apoio à candidatura do tucano Luiz Pitiman ao Palácio do Buriti, indicando o secretário nacional de comunicação do PPS, Adão Cândido, para vice.Eliana Pedrosa entrou com um mandado de segurança na quarta-feira (2/7) no TSE para se garantir como vice de Arruda. A defesa argumentou que a convenção regional era legítima e que não poderia ser desrespeitada. O ministro Dias Toffolli, no entanto, levou em consideração a decisão anterior do PPS nacional (a que vetava aliança com grupos aliados ao PT nacional) para indeferir o pedido de liminar. Ele lembrou que a Lei das Eleições (9.504/1997) prevê que a decisão superior da direção do partido prevalece

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore