Do G1
Lojistas do Distrito Federal fecharão as portas às 12h neste sábado (28), dia de jogo entre Brasil e Chile. A partida do mundial será realizada no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) e começa às 13h. As lojas de shopping voltam a abrir uma hora após o jogo. Fica a critério das lojas de rua decidirem quando devem reabrir.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro, acredita que essa é uma oportunidade de aproveitar a quantidade de turistas que passeiam pela capital federal. Ele estima que o comércio possa crescer de 8% a 12% no período de Copa do Mundo.
“Até então, as lojas fecharam durante todo o dia de jogo. Agora, é a oportunidade de explorar a possibilidade de vender para 70 mil turistas que vieram visitar Brasília”, afirma o presidente do Sindivarejista.
O Sindivarejista, que reúne mais de 32 mil lojas de rua e de shoppings no DF, é responsável por determinar a abertura e fechamento de lojas em dias especiais, domingos e feriados. De acordo com o sindicato, a negociação entre patrões e empregados realizada para definir o expediente deste sábado durou quatro horas.