O balanço parcial do primeiro dia de Copa do Mundo no Distrito Federal aponta que 40 mil pessoas estiveram na Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga, nesta quinta-feira (12), segundo a Coordenação de Comunicação para a Copa do Mundo (ComCopa) e a Secretaria de Segurança Pública do DF. Até as 21h, foram contabilizadas quatro prisões e três atendimentos médicos dentro do local do evento. Outras duas pessoas foram detidas durante manifestação contra a Copa, nas proximidades do parque.
Entre os detidos dentro da festa, dois estavam em um veículo furtado e dois foram presos por tráfico de drogas. Os presos na manifestaçãoforam para a delegacia por desobediência, de acordo com a secretaria.
Inicialmente, a Polícia Militar divulgou que três pessoas haviam sido detidas durante a manifestação.
O Corpo de Bombeiros prestou socorro a uma pessoa que teve mal súbito, a um torcedor que cortou o dedo e a outro que torceu o pé.
No primeiro dia de festa, a principal atração musical foi o cantor Gusttavo Lima, que subiu ao palco logo após o jogo inaugural da Copa, em que o Brasil venceu a Croácia por 3 a 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar. O gol da Croácia foi marcado pelo lateral Marcelo, contra.

Detidos em protesto
Um grupo de 80 manifestantes, segundo a Polícia Militar, tentou fechar o Pistão Norte durante marcha em direção à Fan Fest. Os policiais chegaram a usar spray de pimenta contra os participantes e apreenderam cartazes. Um dos jovens detidos usava máscara, que foi arrancada por policiais. Os detidos foram levados para o Departamento de Polícia Especializada, na área central de Brasília.

De acordo com o coronel Neviton Pereira Junior, eles estavam incitando a violência e a desobediência. “O cartaz foi tomado porque os manifestantes adentraram o perímetro da Fifa, e isso é impedido”, afirmou.
A advogada Erica Medeiros acompanhava o protesto em defesa dos manifestantes. “A polícia está alegando que estamos impedindo o direito de ir e vir, mas não estamos impedindo nada com esta manifestação. É a própria polícia que está fazendo bloqueio.”

Foto: Felipe Néri/G1)
Ela participou das negociações com os policiais. “Estou aqui para acompanhar até onde for preciso.”
Após as duas detenções, os manifestantes não tentaram mais ultrapassar o bloqueio, mas prosseguiram ocupando duas faixas do Pistão Norte. Os manifestantes entoaram cantos de “Se não há direito para os pobres, não queremos Copa para os ricos.”
Enquanto negociaram com a polícia, os manifestantes se dispuseram a largar os cartazes desde que a PM liberasse a chegada deles à área da festa, para panfletarem. A corporação disse que eles não estavam autorizados a chegar à área da Fan Fest.
Depois das detenções, o grupo decidiu voltar para a Praça do Relógio. Parte dos manifestantes abandonou o ato. Já 15 deles seguiram na direção da estação mais próxima do metrô e pularam as catracas. Um deles chegou a ser retirado do local pela PM.
Outra manifestação
Mais cedo, representantes de diversos movimentos sociais protestaram contra os gastos com o Mundial na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Eles portavam faixas com os dizeres “Copa das Manifestações”, “Mané Garrincha = 608 creches” e “Se tem dinheiro para a Copa, tem que ter para a Educação” e cantaram paródias para repudiar o evento.

O ato aconteceu na hora em que encerrava o expediente dos órgãos públicos, que funcionou até 12h por causa do jogo de abertura entre Brasília e Croácia em São Paulo. Não houve confronto com policiais.
Público da festa
O colombiano Christian Gonzalez, de 29 anos, disse que foi à Fan Fest para ver o show de Gusttavo Lima. Ele veio ao Brasil para fazer mestrado em agronomia. “Passavam uma imagem para mim, deste local, muito ruim, com roubos e sem segurança. Mas esta festa está muito tranquila. Vim para curtir o show do Gusttavo Lima porque ele é muito famoso, e na Colômbia escutam muito ele”, afirmou.

Antes da partida, Gonzalez disse que o Brasil venceria o jogo por 2 a 1. “Hoje torço para o Brasil, sábado para a Colômbia. E se o Brasil jogar com a Colômbia vai ficar muito difícil a situação”, disse.
Colega do colombiano, a agrônoma Sara Borges, de 28 anos, também é de fora do Distrito Federal. Ela veio de Barreiras, na Bahia, para fazer doutorado na capital. Moradora de Taguatinga, ela arriscou um placar mais elástico: 3 a 0.

A dona de casa Liliane Dantas, de 35 anos, decidiu levar as duas filhas, o marido e os pais para curtir a Fan Fest . As crianças têm 3 e 13 anos e, como os adultos, foram ao Taguaparque usando verde e amarelo. Segundo ela, foi a primeira vez que a família foi a um evento tão grande. “Viemos para ver o jogo, curtir a festa, e minha filha veio principalmente para ver o Gusttavo Lima”, disse.
A miss Taguatinga, Nathalia Cristina, 19 anos, também apareceu no parque. Ela disse que achou a festa muito bonita. “Vim torcer para o Brasil onde fui eleita miss. Acho que é importante marcar presença porque a festa está muito bonita. Espero que o Brasil ganhe, porque a gente merece.”

Ela ainda defendeu a realização da festa na região administrativa, dizendo que Taguatinga está preparada para receber eventos do porte. “Tinha que ser aqui mesmo.”
Antes do início do jogo, a dupla sertaneja Henrique e Ruan animou o público no local. Depois do jogo, está previsto o show com Gusttavo Lima, principal atração do dia no evento.