Série #vaitrabalhardeputado ganha o Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo

A série de reportagens #vaitrabalhardeputado, de autoria de Almiro Marcos e Camila Costa, publicada pelo jornal Correio Braziliense, foi a vencedora do 1° Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo, entregue na noite de ontem, em uma festa que reuniu 230 convidados no espaço entre a piscina e o restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel. Os dois levaram para casa um prêmio de R$ 4 mil. Além deles, foram premiados outros vencedores em 10 categorias, agraciados com diplomas e R$ 2 mil.

A solenidade foi aberta por Paulo Octavio, que saudou a imprensa livre como um dos pilares que permitiu a construção de Brasília. Ele também destacou a imensa dificuldade que as duas comissões tiveram para analisar os 97 trabalhos apresentados. E revelou que, até aquele instante, não conhecia os vencedores das 11 categorias do prêmio que leva o nome de suas organizações empresariais.

Em seguida, o diretor de comunicação das Organizações PaulOPOctavio, o jornalista Jorge Eduardo Antunes, entregou uma homenagem especial a  Gilberto Amaral, pelos seus 54 anos de jornalismo na cidade. Já o primeiro premiado foi Ivan Brandão, da Rádio BandNews FMo. Autor da série de reportagens “Brasília ontem e hoje”, ele recebeu o diploma e a premiação e agradeceu a iniciativa da empresa.

Na sequência, o público soube que a melhor foto foi a de Gustavo Moreno, do Correio Braziliense, intitulada “O céu de todos nós”, que superou o colega de jornal Ed Alves e Ueslei Marcelino, da revista GPS. Ao agradecer, ele não se esqueceu da mãe e recebeu um terno abraço ainda no palco. A categoria seguinte, de Melhor Coluna Social e de Entretenimento, premiou Marcelo Chaves, do Jornal de Brasília. Ele superou Thiago Malva, Thale Sabino e Ricardo Lucas, do site Finíssimo, e a Patrick Selvatti, titular das colunas Sociedade e Satélite, do portal Estilozzo. Marcelo cumprimentou a empresa pela iniciativa do prêmio e se disse feliz com sua criação e vitória.

A categoria Melhor Reportagem de Internet teve como vencedor o trabalho de Chico Monteiro, Roberta Eduardo e Mariana Londres, do R7, sobre o trânsito da capital. A reportagem concorria com o hotsite do Correio Braziliense sobre o céu de Brasília e a matéria de Barbara de Alencar, do site Candango.com, sobre os pássaros de Brasília. Em seu agradecimento pela premiação, Chico Monteiro prestou homenagem a seus chefes e a seu marido, pelo apoio que recebeu durante o trabalho.

O prêmio de Melhor Reportagem de Revista foi para a dupla Leilane Menezes e Helena Mader, da Encontro, autoras da reportagem “Longe das asas do Plano Piloto”, que conta a vida nos condomínios. Elas superaram Marina Macêdo, da GPS, e Sacha Bourdette, da revista Fecomércio. Na categoria Melhor Blog, Ricardo Callado, do Jornal da Comunidade, venceu a disputa com Donny Silva e Giulianno Cartaxo, do R7. Ele agradeceu a Paulo Octavio a iniciativa do prêmio e o dedicou à família.

Callado ainda foi finalista da categoria Melhor Coluna de Notícias, mas o vencedor foi Eduardo Brito, do Jornal de Brasília, que ficou à frente também da dupla do Correio Braziliense, Ana Maria Campos e Helena Mader. Ao agradecer, sempre elegante, Brito homenageou os concorrentes, afirmando que aprende muito com todos. O Jornal de Brasília também levou o prêmio de Melhor Reportagem de Jornal, com a série #BrasíliaquerAndar, sobre o trânsito difícil da capital do País.

O Prêmio PaulOOctavio de Contribuição à Imprensa, este ano, foi dado ao caderno especial “O céu de todos nós”, de autoria da equipe capitaneada por Renato Ferraz e Conceição Freitas. Na sequência, Alessandro Saturno, da Rede Record, autor da reportagem sobre a Indústria na capital, ganhou a concorrência com o material de Isa Stacciarini, Simone Moura, Danilton Lima e Felipe Malta, da TV Brasília, e o de Larissa Trevisan e Mariangela Heredia, da TV Justiça, ganhando a categoria Melhor Reportagem de TV. Ele agradeceu ao apoio dos colegas de equipe e disse que a descoberta de uma indústria que cresce na cidade foi, também, uma conquista dos telespectadores.

Por fim, a dupla Almiro Marcos e Camila Costa recebeu o Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo, com a série de reportagens que mostrava a baixa produção dos parlamentares do DF. Em seu discurso, os dois foram unânimes em agradecer à postura do Correio Braziliense, que respaldou a série de reportagens #vaitrabalhardeputado, garantindo à população da cidade a plena informação.

 

Conheça os vencedores

 

Prêmio Paulo Octavio de Jornalismo Almiro Marcos, Camila Costa e equipe, Série “#vaitrabalhardeputado” (Correio Braziliense) 
Prêmio Paulo Octavio de Contribuição à Imprensa Renato Ferraz, Conceição Freitas e equipe, Caderno “O Céu de todos nós” (Correio Braziliense)
Prêmio Paulo Octavio de Fotografia Gustavo Moreno, foto “O céu de todos nós” (Correio Braziliense)
Melhor Coluna Social e de Entretenimento Marcelo Chaves, coluna “Com Estilo” (Jornal de Brasília)
Melhor Coluna de Notícias Eduardo Brito, coluna “Do Alto da Torre” (Jornal de Brasília) 
Melhor Blog Ricardo Callado, do Blog do Callado (Jornal da Comunidade)
Melhor Reportagem de TV Alessandro Saturno, reportagemEspecial Indústria”(TV Record) 
Melhor Reportagem de jornal  Nelza Cristina, Série “Brasília quer andar” (Jornal de Brasília) 
Melhor Reportagem de revista Leilane Menezes, reportagem “Longe das asas do Plano Piloto”(Revista Encontro) 
Melhor Reportagem de internet Chico Monteiro, Roberta Eduardo e Mariana Londres, reportagens da série “Pensada para carro, Brasília faz 54 anos com nó no trânsito” (R7) 

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore