A série de reportagens #vaitrabalhardeputado, de autoria de Almiro Marcos e Camila Costa, publicada pelo jornal Correio Braziliense, foi a vencedora do 1° Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo, entregue na noite de ontem, em uma festa que reuniu 230 convidados no espaço entre a piscina e o restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel. Os dois levaram para casa um prêmio de R$ 4 mil. Além deles, foram premiados outros vencedores em 10 categorias, agraciados com diplomas e R$ 2 mil.
A solenidade foi aberta por Paulo Octavio, que saudou a imprensa livre como um dos pilares que permitiu a construção de Brasília. Ele também destacou a imensa dificuldade que as duas comissões tiveram para analisar os 97 trabalhos apresentados. E revelou que, até aquele instante, não conhecia os vencedores das 11 categorias do prêmio que leva o nome de suas organizações empresariais.
Em seguida, o diretor de comunicação das Organizações PaulOPOctavio, o jornalista Jorge Eduardo Antunes, entregou uma homenagem especial a Gilberto Amaral, pelos seus 54 anos de jornalismo na cidade. Já o primeiro premiado foi Ivan Brandão, da Rádio BandNews FMo. Autor da série de reportagens “Brasília ontem e hoje”, ele recebeu o diploma e a premiação e agradeceu a iniciativa da empresa.
Na sequência, o público soube que a melhor foto foi a de Gustavo Moreno, do Correio Braziliense, intitulada “O céu de todos nós”, que superou o colega de jornal Ed Alves e Ueslei Marcelino, da revista GPS. Ao agradecer, ele não se esqueceu da mãe e recebeu um terno abraço ainda no palco. A categoria seguinte, de Melhor Coluna Social e de Entretenimento, premiou Marcelo Chaves, do Jornal de Brasília. Ele superou Thiago Malva, Thale Sabino e Ricardo Lucas, do site Finíssimo, e a Patrick Selvatti, titular das colunas Sociedade e Satélite, do portal Estilozzo. Marcelo cumprimentou a empresa pela iniciativa do prêmio e se disse feliz com sua criação e vitória.
A categoria Melhor Reportagem de Internet teve como vencedor o trabalho de Chico Monteiro, Roberta Eduardo e Mariana Londres, do R7, sobre o trânsito da capital. A reportagem concorria com o hotsite do Correio Braziliense sobre o céu de Brasília e a matéria de Barbara de Alencar, do site Candango.com, sobre os pássaros de Brasília. Em seu agradecimento pela premiação, Chico Monteiro prestou homenagem a seus chefes e a seu marido, pelo apoio que recebeu durante o trabalho.
O prêmio de Melhor Reportagem de Revista foi para a dupla Leilane Menezes e Helena Mader, da Encontro, autoras da reportagem “Longe das asas do Plano Piloto”, que conta a vida nos condomínios. Elas superaram Marina Macêdo, da GPS, e Sacha Bourdette, da revista Fecomércio. Na categoria Melhor Blog, Ricardo Callado, do Jornal da Comunidade, venceu a disputa com Donny Silva e Giulianno Cartaxo, do R7. Ele agradeceu a Paulo Octavio a iniciativa do prêmio e o dedicou à família.
Callado ainda foi finalista da categoria Melhor Coluna de Notícias, mas o vencedor foi Eduardo Brito, do Jornal de Brasília, que ficou à frente também da dupla do Correio Braziliense, Ana Maria Campos e Helena Mader. Ao agradecer, sempre elegante, Brito homenageou os concorrentes, afirmando que aprende muito com todos. O Jornal de Brasília também levou o prêmio de Melhor Reportagem de Jornal, com a série #BrasíliaquerAndar, sobre o trânsito difícil da capital do País.
O Prêmio PaulOOctavio de Contribuição à Imprensa, este ano, foi dado ao caderno especial “O céu de todos nós”, de autoria da equipe capitaneada por Renato Ferraz e Conceição Freitas. Na sequência, Alessandro Saturno, da Rede Record, autor da reportagem sobre a Indústria na capital, ganhou a concorrência com o material de Isa Stacciarini, Simone Moura, Danilton Lima e Felipe Malta, da TV Brasília, e o de Larissa Trevisan e Mariangela Heredia, da TV Justiça, ganhando a categoria Melhor Reportagem de TV. Ele agradeceu ao apoio dos colegas de equipe e disse que a descoberta de uma indústria que cresce na cidade foi, também, uma conquista dos telespectadores.
Por fim, a dupla Almiro Marcos e Camila Costa recebeu o Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo, com a série de reportagens que mostrava a baixa produção dos parlamentares do DF. Em seu discurso, os dois foram unânimes em agradecer à postura do Correio Braziliense, que respaldou a série de reportagens #vaitrabalhardeputado, garantindo à população da cidade a plena informação.
Conheça os vencedores
Prêmio Paulo Octavio de Jornalismo | Almiro Marcos, Camila Costa e equipe, Série “#vaitrabalhardeputado” (Correio Braziliense) |
Prêmio Paulo Octavio de Contribuição à Imprensa | Renato Ferraz, Conceição Freitas e equipe, Caderno “O Céu de todos nós” (Correio Braziliense) |
Prêmio Paulo Octavio de Fotografia | Gustavo Moreno, foto “O céu de todos nós” (Correio Braziliense) |
Melhor Coluna Social e de Entretenimento | Marcelo Chaves, coluna “Com Estilo” (Jornal de Brasília) |
Melhor Coluna de Notícias | Eduardo Brito, coluna “Do Alto da Torre” (Jornal de Brasília) |
Melhor Blog | Ricardo Callado, do Blog do Callado (Jornal da Comunidade) |
Melhor Reportagem de TV | Alessandro Saturno, reportagem “Especial Indústria”(TV Record) |
Melhor Reportagem de jornal | Nelza Cristina, Série “Brasília quer andar” (Jornal de Brasília) |
Melhor Reportagem de revista | Leilane Menezes, reportagem “Longe das asas do Plano Piloto”(Revista Encontro) |
Melhor Reportagem de internet | Chico Monteiro, Roberta Eduardo e Mariana Londres, reportagens da série “Pensada para carro, Brasília faz 54 anos com nó no trânsito” (R7) |