CEB já devolveu R$ 9 milhões por quedas de energia

Do G1

 A Companhia Energética de Brasília (CEB) teve de devolver, em 2013, R$ 9 milhões a consumidores devido a falhas no abastecimento. Em 2012, foram R$ 11 milhões. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a compensação é feita por meio de um desconto na conta de luz. Os limites estipulados pela agência estão na própria fatura.

Para CEB, a redução no valores devolvidos entre 2012 e 2013 é reflexo dos investimentos feitos para tentar diminuir o número de apagões. Manoel Clementino, diretor de operações da empresa, avalia que os efeitos das medidas tomadas pela empresa estão surgindo gradualmente. “As obras do setor elétrico têm um tempo de resposta. Esse tempo já está acontecendo e o consumidor já está sentindo esses benefícios. Esperamos num curto espaço de tempo já trazer esses números para um patamar aceitável”.

Uma avaliação da Aneel coloca a CEB no quinto lugar do ranking nacional das piores empresas do setor. De acordo com a agência, há um limite para interrupções no fornecimento de energia para cada região do DF. Se esse índice for ultrapassado, a CEB tem que compensar o consumidor.

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