O GLOBO
Esqueça a Ferrari, a Porsche. Uma pessoa aceitou pagar cerca de US$ 800 mil (mais de R$ 1,7 milhão) por um automóvel “made in China” na semana passada. E o feito foi curiosamente da estatal FAW Group, montadora chinesa criada pelo Partido Comunista em 1953, com apoio da União Soviética, e que teve o líder Mao Tsé-tung como primeiro “cliente” ainda nos anos 1960.
Com o preço similar ao de uma Ferrari FF, a limousine Red Flag L5 – bandeira vermelha, em inglês – começou a receber encomendas no salão de automóveis de Pequim, segundo a agência Bloomberg News. O comprador foi o empresário Wang Zhonghua, que comanda uma rede de móveis no país. Ele vai esperar três meses para receber a limousine.
Detalhes exatos sobre o que o automóvel é capaz são pouco conhecidos. Segundo o “site” China Auto Web, os automóveis da série L são feitos sob encomenda, personalizados e movidos por um motor de alumínio V12. Teria ainda uma tecnologia “inteligente” de tração nas quatro rodas e suspensão hidropneumática.
Sites especializados avaliaram que o visual da limousine lembra o de um Rolls-Royce. O projetista da FAW responsável pelo automóvel afirmou ter se inspirado parcialmente no painel frontal do Red Flag CA770, o fabricado na FAW para Mao Tsé-tung nos anos 60.
Com a volta da limousine, cuja produção havia sido descontinuada em 1982 por consumo excessivo de combustível, a FAW busca atrair os consumidores da nova classe de multimilionários no país. E existiam pelo menos 7.900 deles na China no fim de 2012, segundo o instituto de pesquisa Hurun.
A montadora já produz veículos de luxo para oficiais do governo e monta carros da marca Audi em parceria local com a alemã Volkswagen. Para o governo, o carro é parte da estratégia de valorização das marcas locais.