Mais três presos fogem de Pedrinhas; um é recapturado

OSWALDO VIVIANI, especial PARA O GLOBO

Três detentos fugiram por um túnel escavado no Centro de Detenção Provisória (CDP), unidade do Complexo de Pedrinhas, em São Luís (MA). A fuga aconteceu na manhã desta segunda-feira. O túnel e as fugas foram descobertos durante uma revista geral na unidade. Um dos fugitivos, Peter Cabral de Araújo Machado, conhecido como “Paulista”, foi recapturado quando já estava fora do presídio.

Ao GLOBO, o titular da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, disse que as circunstâncias da fuga serão apuradas. Ele criticou as duas empresas de segurança terceirizadas que atuam em Pedrinhas – Atlântica e VTI.

— Não fizeram as vistorias rotineiras antes e durante o feriado — afirmou Uchôa.

Até as 15h50, a Sejap não tinha a identificação dos outros dois presos foragidos. A Polícia Militar e a Força Nacional foram chamadas para dar apoio a uma nova revista, principalmente no Bloco Delta, de onde fugiram os presos. O túnel usado na fuga começava numa cela do bloco e terminava na área externa de Pedrinhas.

O CDP tem capacidade para 404 presos, mas abriga cerca de 520. Com mais essa fuga, já são 17 os detentos que conseguiram escapar do sistema penitenciário do Maranhão neste ano (8 fugiram de Pedrinhas; 4 de Grajaú; 3 de Cururupu; e 2 de Pedreiras).

Do total do foragidos, dois foram recapturados – um do Presídio de Pedreiras e um de Pedrinhas. Em menos de um mês (entre 28 de março e 21 de abril), já ocorreram quatro fugas em Pedrinhas e 14 no estado do Maranhão.

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore