Respeito à faixa de pedestre no DF completa 17 anos

No mês de abril, quando o Distrito Federal completa 17 anos de respeito ao pedestre na faixa, o Departamento de Trânsito fará ações educativas em todo o DF. Além da campanha de mídia, haverá blitzes educativas em diversas cidades, com a presença das equipes de educação e de fiscalização do órgão.

Depois de 17 anos, o número de mortes por atropelamento no DF é 39,6% menor que em 1997, quando 202 pessoas morreram atropeladas. Em 2013, o DF contabilizou o menor número de mortes por atropelamento dos últimos quatro anos: 122. Em 2010, foram 154 mortes e, de lá para cá, esse número veio reduzindo consideravelmente: 136 em 2011, 124 em 2012 e 122 em 2013.

Os atropelamentos com morte em faixa de pedestre também registraram diminuição: houve uma ocorrência em 2013 contra oito em 2012. Os dados estão no informativo Pedestres 2013, elaborado pela Gerência de Estatística do Detran e disponível na página da autarquia na internet. O documento traz ainda informações sobre horário dos acidentes, sexo idade das vítimas mortas por atropelamento tanto em faixa de pedestres quanto fora delas, desde 1997.

Um dado observado pela estatística foi que os homens representaram 78% dos pedestres mortos em 2013. Quanto ao horário, cerca de 53% dos atropelamentos ocorreram à noite, entre 18h e 6h da manhã. Outro aspecto que chamou a atenção foi que 26% dos pedestres mortos nas vias urbanas sofreram o acidente em Taguatinga e 23%, em Ceilândia. Essas observações são importantes para que o Detran direcione tanto as ações educativas quanto de fiscalização de trânsito.

Para este ano, a meta é reduzir ainda mais o número de mortes no trânsito, inclusive por atropelamento. Por isso, já está na mídia campanha educativa que destaca os 17 anos de respeito ao pedestre na faixa e a importância de se manter essa conquista que tem salvado muitas vidas.

Faixa Cidadã

Ainda em abril será lançado o projeto Faixa Cidadã, que envolve a comunidade no fortalecimento do orgulho de respeitar a faixa. O slogan do projeto, que terá início em Ceilândia e percorrerá, semanalmente, todas as cidades do DF, é: Sou brasiliense. Sou cidadão. Eu respeito a faixa.

A ideia do projeto é envolver o maior número de pessoas em prol de um trânsito melhor e mais seguro. Para tanto, o Detran promoveu junto às escolas públicas e particulares um concurso para escolha de jingle e mascote para o projeto. Foram mais de mil trabalhos inscritos e a comissão avaliadora vai publicar o resultado oficial do concurso na próxima quinta-feira (3).

Ações educativas

Dia

Horário

Local

1º  de abril

terça-feira

9h

Faixa de pedestres próximo à Escola Classe 06 do Cruzeiro

8 de abril

terça-feira

14h30

Faixa de pedestres em frente ao Fórum da Ceilândia – via de ligação entre M1 e M2 Norte

  10  de abril

quinta-feira

9h

Avenida dos Alagados em Santa Maria

15  de abril

terça-feira

14h30

Faixa de pedestres próximo ao Colégio Projeção e ao CEMTN- Av. Sandu norte

16 de abril

quarta-feira

9h

Em frente à feira do Gama – Via SCN

22 de abril

terça-feira

9h

Próximo ao posto de combustível – Via LJ 02

24 de abril

quinta-feira

14h30

Faixa de pedestres em frente à Administração Regional de Sobradinho

29 de abril

terça-feira

14h

Avenida Central do Recanto das Emas

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore