Spoleto adota medidas de uso consciente da água

A preservação da água no planeta deve ser considerada uma questão emergencial. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dos 1,4 bilhão de km³ da água existente no planeta, apenas 0,3% estão disponíveis para o consumo. E deste pequeno percentual, o estudo ainda aponta que o desperdício mundial da água, em média, chega a 1.500 km³ anualmente. Nos países em desenvolvimento, o cenário é ainda mais preocupante: 80% da água potável é tratada de forma incorreta.

Preocupado com estas estatísticas, a rede de culinária italiana rápida Spoleto incluiu em seu Projeto 21 medidas sustentáveis sobre o uso racional da água. O objetivo, segundo a consultora de Negócios do Spoleto, Liliane Cury, é fazer com que as lojas possam economizar o uso consciente da água nos restaurantes. Na prática, a implantação do Spoleto 21 significa uma redução de 40% de água, com a utilização de novo sistema de lavagem dos utensílios. “Adotamos um novo sistema de lavagem dos utensílios. Desta forma, controlamos e economizamos o uso da água na lavagem dos produtos utilizados. Um processo que trouxe também mais rapidez na lavagem”, conta.

A medida faz parte do Projeto 21, que são reformas que ocorrem nas lojas da rede Spoleto, adotando uma nova estrutura sustentável. Entre elas estão: exclusão do consumo de gás, com implantação de fogão elétrico com tecnologia de indução; diminuição do quadro de funcionários por loja e remuneração salarial 50% maior; eliminação de produto de limpeza (desincrustante); e redução do detergente neutro, nocivos ao meio-ambiente, além do novo sistema de lavagem dos utensílios. Sem falar no aumento de 4 a 7% na margem de lucro líquida das novas unidades e na melhor remuneração dos funcionários.

Economia de água Spoleto – Com base no resultado apresentado nos 135 restaurantes que atualmente operam integralmente com o modelo, a economia em 2013 chegou a 126 milhões de litros (aproximadamente 49 piscinas olímpicas), representando uma redução de água de 40%.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore