Do G1
Três pessoas usando máscaras de carnaval invadiram uma creche em Samambaia Norte, no Distrito Federal, no início da tarde desta terça-feira (18). Eles mantiveram quatro pessoas reféns por uma hora e levaram R$ 6 mil em dinheiro, diversos aparelhos eletrônicos e o carro de um técnico de informática que prestava serviço no local no momento do crime.
Durante a ação dos suspeitos, 75 crianças estavam na unidade. Segundo a presidente do Lar da Mãe da Divina Graça, irmã Maria Félix, elas estavam no andar de cima da casa e não presenciaram a ação dos criminosos.
Duas das três freiras e o técnico de informática foram mantidos amarrados com cordas na cozinha da creche.
“O funcionário estava mexendo no computador quando eles chegaram e falaram que era assalto. Nós achamos que era brincadeira. Eles entraram, mexeram nas coisas, fizeram uma bagunça”, afirma Maria.
Segundo ela, os suspeitos levaram dois computadores, duas impressoras, um tablet, três celulares, um notebook e um sacrário com cálice e hóstias. O dinheiro que os ladrões levaram seria depositado no banco no horário do almoço, disse.
A polícia informou que outros três relógios de pulso e pertences das vítimas também foram levados. Não há informações sobre a identidade dos suspeitos. Até as 18h30, ninguém havia sido preso.
“Uma pessoa falou que tinha visto um homem e uma mulher mexendo em um carro na frente [da creche]. Depois eles entraram e mexeram em tudo. Eram dois homens e uma mulher. Eles só não levaram o nosso carro porque perderam o controle”, diz Maria.
Ela disse que os assaltantes agiram com tranquilidade, sem fazer ameaças e sem alterar a voz na maior parte do tempo. Uma das freiras precisou de atendimento médico. “Só uma hora que a irmã ficou falando, que eles se exaltaram, mas eu aprendi muito a ficar tranquila, pedi a Deus para que não fizessem nada, mas uma irmã teve crise de choro. É chato, me dá uma revolta.”