Do R7, com TV Record
Há mais de 50 anos os 12 elevadores do HBDF (Hospital de Base do Distrito Federal) são os mesmos. Alguns até já passaram por um reforma, mas nunca foram substituídos. E é isso que vai ser feito a partir desta semana. Os velhos elevadores serão trocados por equipamentos mais modernos e rápidos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as novas máquinas vão evitar problemas como os de 2012, quando médicos, enfermeiras e pacientes do hospital ficaram presos em um dos elevadores após uma pane. Hoje, um dos maiores problemas é com a manutenção. Por serem antigos, algumas peças nem existem mais.
Por dia, cerca de sete mil pessoas circulam pelo HBDF. Para a substituição dos elevadores não prejudicar o funcionamento do local, um esquema de rodízio foi preparado. A troca dos 12 equipamentos será feita em quatro etapas. A cada três meses, três elevadores serão interditados. Sempre revezando entre os do prédio central e os do pronto-socorro. Com isso, o processo deve durar um ano. As obras que começaram nesta semana, devem ser concluídas somente no ano que vem.