Do R7
Uma área rural de Planaltina e outra de Brazlândia tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta terça-feira (4). Um apagão atingiu nesta tarde os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. No DF, o desligamento da rede nas duas áreas rurais aconteceu de maneira preventiva, a pedido da ONS (Operador Nacional do Sistema). O problema do fornecimento de energia, que afetou mais de um milhão de residências, teria ocorrido na linha de interligação Norte/Sudeste, derrubando o fornecimento.
De acordo com a CEB (Companhia Energética de Brasília) a interrupção durou 17 minutos, nas duas áreas rurais do DF onde.
Segundo o Operador Nacional, às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência de energia normalizada. “Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas”.
Leia a seguir a nota do ONS:
“Atuação de esquema de emergência reduz efeito de ocorrência no SIN Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões. Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.