Agência Brasil
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse nesta quarta-feira que conversou com o governo cubano sobre a questão dos direitos humanos e pediu que Havana ratifique os pactos internacionais nessa matéria.
“Pedi que ratifiquem os pactos internacionais de Direitos Civis e Políticos, e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, disse Ki-moon, em coletiva de imprensa ao final do primeiro dia da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Ban Ki-moon reuniu-se na segunda-feira com o presidente cubano, Raul Castro, e na terça visitou Fidel Castro. O secretário-geral das Nações Unidas disse estar “profundamente impressionado” com a espiritualidade e a força física do ex-presidente cubano.

Foto: Efe
Ele destacou que estava “profundamente agradecido pela sua liderança (de Fidel Castro)” e informou que combinaram de manter contato para abordarem assuntos importantes. No encontro, os dois líderes conversaram durante quase uma hora sobre vários temas internacionais, desde o conflito na Síria até a crise na África.
“Falamos de como a ONU deve caminhar para impulsionar os objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas”, disse o secretário-geral.