Liliane aciona MP para garantir matrículas de crianças na rede pública

 

A Comissão de Educação da Câmara Legislativa do DF quer obrigar o governo do Distrito Federal a dar acesso a 100% das crianças em idade escolar na rede pública de ensino. A presidente do colegiado, deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), ingressou com representação no Ministério Público do DF onde solicita apoio ao órgão para que o governo cumpra a lei federal e garanta vagas a todas as crianças.

O documento foi encaminhado para a procuradora-geral de Justiça, Eunice Carvalhido, na noite de quinta-feira (18) e pede providências jurídicas para evitar que mais crianças sejam prejudicadas com a falta de vagas na rede pública de ensino. “É dever do Governo do Distrito Federal garantir o acesso pleno ao sistema educacional, com o atendimento em creche e pré-escola”, justifica.

Pela representação, além de querer obrigar a Secretaria de Educação a oferecer matrículas para todas as crianças em idade escolar, a parlamentar solicita ainda a responsabilização do governador Agnelo Queiroz (PT) e do secretário de Educação, Marcelo Aguiar (PDT), pelo descumprimento da Constituição.

“Diante da omissão do Poder Público em não oferecer vagas suficientes para as crianças em idade escolar no Distrito Federal, e pelo fato destas possuírem direito líquido e certo a tal serviço público, o Ministério Público, no exercício de suas atribuições, deve adotar as medidas legais e judiciais pertinentes, com vista a compelir o Poder Público a cumprir o seu dever constitucional, bem como para responsabilizar os gestores que deram causa ao problema”, diz trecho do documento.


Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore