Jovens brasilienses marcaram o primeiro rolezinho em shoppings do Distrito Federal. O encontro, combinado pela rede social Facebook para o dia 25 de janeiro, será no Shopping Iguatemi e já conta com mais de 1,6 mil pessoas confirmadas.
A prática do rolezinho começou em São Paulo e consiste, basicamente, em um grande encontro de jovens e adolescentes, em geral moradores de áreas mais pobres da cidade, com o objetivo de passear, dançar e paquerar. Na descrição do evento marcado no Iguatemi, os organizadores informam que a inteção do rolezinho em Brasília é se solidarizar com os jovens paulistas que sofreram repressão policial recentemente. O grupo insiste que a ideia não é promover alguma espécie de arrastão ou vandalismo.
De acordo com Sérgio Lopes, morador de Planaltina e um dos organizadores do rolezinho no Iguatemi Brasília, o evento será um protesto em defesa do direito dos jovens de se divertir enm qualquer lugar. Já outro organizador, Franklin Rabelo, afirma que as críticas ao rolezinho são motivadas por preconceito contra pobres e negros.
Em nota, o Shopping Iguatemi declarou que tem como procedimento padrão “atuar pela segurança e tranquilidade de seus clientes, logistas e colaboradores”, mas não informou se pretende pedir uma liminar na Justiça proibindo o rolezinho, como shoppings paulistas já fizeram. Já a Secretaria de Segurança Pública do DF disse ontem que ainda não está decidido se o policiamento no centro comercial será reforçado na data prevista para o evento.
A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), por outro lado, já afirmaram que, apesar de serem entidades privadas, os shoppings não podem barrar a entrada de grupos específicos de jovens. Os dois órgãos disseram que irão monitorar eventuais ações na Justiça que tenham esse objetivo.
Histórico
O primeiro rolezinho em um shopping paulista foi registrado no dia 8 de dezembro, quando cerca de seis mil jovens promoveram um baile funk dentro do Shopping Metrô Itaquera, assustando lojistas, funcionários e clientes.