Juarez Barbosa passa a distribuir remédio para glaucoma

Foto: Eduardo Ferreira

Goiás é o primeiro Estado do País a comprar e distribuir medicamentos para o tratamento de glaucoma. Isso significa que agora a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cmac) passa a fornecer, gratuitamente, a medicação. São colírios de sete princípios ativos: Bimatoprosta, Brimonidina, Brinzolamida, Dorzolamida, Latanoprosta, Timolol e Travoprosta. Antes, somente os centros de referência em oftalmologia, como a Fundação Banco de Olhos e o Cerof, forneciam o medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve levar à Cmac Juarez Barbosa relatório médico com CID 10, receita médica com a Denominação Comum Brasileira e retirar a lista de documentação e exames necessários para o cadastro. Confira aqui os CIDs (Código Internacional de Doenças) que serão contemplados. A Central de Medicamentos fica na Rua 16 com Rua 12 nº 97, Centro de Goiânia.

Glaucoma
O glaucoma é causado por lesão do nervo óptico relacionado a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (que permite perceber objetos ao nosso redor). O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore