Do G1 DF
A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (26) uma operação de combate a quadrilhas de clonadores de cartões de banco. Até 9h30, oito pessoas já haviam sido presas. A ação ocorre no Distrito Federal e nas cidades goianas de Pirenópolis e Alexânia.
Segundo a PF, dois grupos criminosos foram investigados. A corporação informou que os suspeitos agiam há pelo menos cinco anos. Só nos últimos dois anos, eles retiraram mais de R$ 3 milhões da conta de correntistas.
A ação recebeu o nome de “Operação Clonados”. Foram expedidos 11 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão, sendo 27 no Paranoá e 3 no Itapoã. A operação é realizada em parceria com a área de segurança da Caixa Econômica Federal, o Ministério Público e a Justiça Federal.
As investigações tiveram início em maio, quando a PF prendeu quatro pessoas em dois dias, em Pirenópolis. Os suspeitos eram moradores do Paranoá. Eles utilizavam cartões clonados para efetuar saques em caixas eletrônicos. Os grupos efetuavam saques e em seguida depositavam o dinheiro nas contas particulares dos criminosos.