Candidata de direita confia em segundo turno nas eleições

Da EFE

A candidata presidencial da direita chilena, Evelyn Matthei, se disse confiante de que enfrentará a a ex-presidente Michelle Bachelet em um segundo turno das eleições chilenas.

O segundo turno está marcado para 15 de dezembro e vai ocorrer se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta no pleito deste domingo (16).

“Estamos bem seguros que vamos passar para o segundo turno, a única pesquisa que vale é a de hoje”, declarou Matthei após votar no centro de Santiago. “Estou confiante e tenho muita fé”, acrescentou.

Evelyn Matthei ao depositar seu voto neste domingo (17) (Foto: Eliseo Fernandez/Reuters)
Evelyn Matthei vota nas eleições deste domingo (17) (Foto: Eliseo Fernandez/Reuters)

As pesquisas anteriores às eleições deste domingo apontam Evelyn Matthei no segundo lugar, mas muito afastada de Bachelet, que, segundo algumas pesquisas, poderia ganhar já no primeiro turno.

Após votar, a candidata governista agradeceu a todos os que participaram de uma campanha que qualificou de rápida, mas intensa.

Esta é a primeira eleição presidencial no país com voto voluntário, que entrou em vigor em dezembro de 2012, o que provoca uma incógnita sobre o número de chilenos que comparecerão aos locais de votação. As projeções apontam para algo entre sete e oito milhões de eleitores.

Nove candidatos concorrem à presidência, para substituir o presidente de direita Sebastián Piñera, um número inédito na história eleitoral chilena.

As pesquisas apontam o amplo favoritismo da socialista Michelle Bachelet, apoiada por uma coalizão de esquerda, a “Nueva Mayoría”, que conta com 47% das intenções de voto.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore