O deputado Chico Vigilante, mais uma vez, abordou no Plenário da Câmara, durante a sessão ordinária de hoje (6), o serviço de baixa qualidade prestado pelas operadoras de telefonia móvel no Distrito Federal. O parlamentar, que também preside a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), definiu como “péssimos” os serviços prestados pelas telefônicas, segundo ele, especialmente, por conta dos preços cobrados pelo serviço ofertado e que acabam por lesar o bolso do consumidor, que em vez de contrapartida de acordo com o que é pago, tem como retorno um serviço de “péssima qualidade”.
Para Chico, todas as operadoras deixam a desejar em termos de oferta ao consumidor com propagandas enganosas e promoções fictícias. “Não sobra uma”, enfatizou Chico Vigilante. Ele relembrou que uma audiência pública com as telefônicas foi realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). Na ocasião, representantes de todas elas estiveram na Câmara Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a baixa qualidade dos serviços e garantiram que investimentos vultosos estavam sendo feitos no sentido de melhorar o atendimento e a oferta.
“Na ocasião, todos vieram aqui e juraram de pés juntos que fariam investimentos no setor, mas ao que consta não houve mudança alguma”, reclamou Chico Vigilante. E informou que, como presidente da CDC, vai convocar nova audiência pública e, mais uma vez, convidar as operadoras e cobrar delas esclarecimentos e respostas para o consumidor do DF.
O parlamentar relatou experiências que ele mesmo tem diariamente com quedas recorrentes das chamadas tantos as feitas quanto às recebidas, especialmente no itinerário entre o Plano Piloto e Ceilândia e vice versa, na altura de Vicente Pires e na chegada de Taguatinga. Ele criticou a operadora que presta serviços para a Câmara Legislativa ao mesmo tempo em que recomendou à Mesa Diretora que cancele o contrato com a operadora. Segundo ele, uma das piore na prestação de serviços no DF.
Chico Vigilante também sugeriu à Presidência da Casa a realização de uma campanha pública com a verba publicitária no sentido de pressionar as operadoras de telefonia móvel a qualificarem o serviço oferecido em pacotes caríssimos e que não funcionam. Ele também reclamou do Serasa, uma empresa privada, que negativa o nome do consumidor na lista de inadimplentes sem checar se os serviços foram prestados pelas operadoras, de fato.
Ainda segundo o deputado, a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) têm que endurecer o tratamento dado às telefônicas. Deveria suspender os serviços por pelo menos 30 dias corridos e sem direito a pagamento algum naquele mês para eles sentirem doer no bolso.
Alguns deputados distritais, em questão de ordem, fizeram coro com o deputado Chico Vigilante. O deputado Joe Valle (PDT) se colocou à disposição da CDC no sentido de promover uma campanha para combater os serviços “muito caros e ruins”, prestados. Ele também reclamou que está tentando se desvencilhar de uma linha e não consegue. “parece um casamento ruim, cujo desquite se torna impossível de acontecer”, queixou-se.
Roney Nemer (PMDB) também reclamou da operadora que presta serviços à CLDF e disse que não entende porque o contrato ainda não foi rompido. Segundo Nemer, ao se inteirar do motivo de essa telefônica prestar serviços à Câmara, ouviu que foi ela quem ofereceu o preço mais barato. Segundo ele, nesse caso, o barato, de fato, tem saindo muito mais caro.