O Governo do Distrito Federal adquiriu, ao custo de R$17,76 milhões, 25 caminhões de combate a incêndio florestal, sendo que 14 deles foram entregues hoje ao batalhão ambiental do Corpo de Bombeiros e outros 11 chegam ainda este ano. “Estamos equipando melhor essa instituição importante de proteção à vida, que é o Corpo de Bombeiros”, defendeu o governador Agnelo Queiroz durante a entrega realizada na inauguração do parque Saburo Onoyama em Taguatinga.
Os caminhões portugueses são de última geração, transportam 4 mil litros de água para o combate a incêndio e podem transitar em qualquer tipo de terreno. Segundo Agnelo, esta é mais uma ação preventiva para o próximo período de seca. “A área queimada este ano no DF está bem menor que o registrado no ano passado porque agimos preventivamente”, enfatizou.
“Ganha o Distrito Federal e ganha a população porque nós prestaremos agora um serviço com maior qualidade”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Julio César dos Santos. O valor estimado de cada caminhão é de R$710 mil, e todos têm sistema de proteção antichamas nas cabides e nos pneus, além de uma capacidade para lançar mil litros de água por minuto com o veículo em movimento ou parado.