R7, com TV Record Brasília
O Distrito Federal deve ganhar uma nova região administrativa. Pelo projeto do GDF (Governo do Distrito Federal), ela vai ser maior que Taguatinga, Ceilândia e Samambaia juntas. A nova cidade deve ser construída às margens da DF-140, entre São Sebastião e Santa Maria. São 17 mil hectares de área verde, de acordo com a Secretaria de Habitação. Oitenta por cento da área já foi vendida para construtores.
Os outros 20% são área pública e pertencem à Terracap (Agência de Desenvolvimento do DF). A nova região administrativa está prevista no PDOT (Plano Diretor de Ordenamento Territorial).
O GDF (Governo do Distrito Federal) ainda não definiu o nome nem quando a cidade vai começar a ser construída. Mas já prevê que 950 mil pessoas devem morar no local os próximos 50 anos. O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, reconhece que o impacto ambiental é inevitável. Mas afirma que a cidade deve seguir um modelo sustentável.
— Nós vamos manter a área verde e aumentar a área plantada. Vamos dar opção de moradia e trabalho para a população de forma ordenada.
A criação do novo bairro foi discutida nesta quarta-feira (2) com urbanistas, moradores, donos de construtoras e o governo. A ideia é fazer um planejamento antes da construção da cidade para que não haja crescimento desordenado. Pela lei, a cidade deve ser discutida em audiências publicas.