Do R7
De janeiro até o último dia 16 de setembro de 2013, foram confirmados 6.504 mil casos de dengue, cuja transmissão ocorreu no Distrito Federal. Os dados são da Secretaria de Saúde do DF.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 514 casos, o número representa aumento de 1.165,4%.
Além disso, também foram registrados outros 4.896 mil casos importados, quando a transmissão ocorre fora, mas o registro é feito no Distrito Federal.
Apesar do aumento, a Secretaria de Saúde afirma que a situação da dengue inspira cuidados no Brasil como um todo. Segundo o órgão, em relação a outros estados, o Distrito Federal continua sendo referências no combate à dengue.
O plano de prevenção à dengue 2013-2014 foi lançado na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Buriti.
A ação envolve diversos setores do governo local e inclui campanha de informação nos meios de comunicação, medidas preventivas e assistência.
— Vamos mobilizar toda a população e promover ações preventivas para combater a dengue. Queremos evitar que as pessoas adoeçam. Se isso acontecer, vamos fazer o diagnostico rápido e dar ao paciente o melhor tratamento, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
Para o secretario de Saúde, Rafael Barbosa, o objetivo da ação é reduzir o número de casos de dengue e evitar que o Distrito Federal enfrente uma epidemia da doença no próximo verão, como ocorreu em vários estados próximos à capital federal este ano.
Ele destacou ainda a importância de parceria firmada com a Secretaria de Educação. Rafael Barbosa e o secretario de Educação, Marcelo Aguiar assinaram portaria estabelecendo as diretrizes pedagógicas para uma ação conjunta que vai inserir o tema “dengue” nas atividades curriculares dos estudantes da rede pública.
Orientação
O Plano Distrital de Comunicação e Manejo Ambiental – Prevenção à Dengue 2013/2014 vai oferecer informação à sociedade sobre a dengue por meio dos veículos de comunicação de massa e das ferramentas de divulgação do GDF (Governo do Distrito Federal).
A medida também prevê a realização de levantamentos para identificar as áreas de infestação do mosquito transmissor da dengue e intensificação das ações de bloqueio, envolvendo inspeção e manejo e de transmissão da doença nas áreas mapeadas.
A Secretaria de Saúde do Distrito Fedral vai contratar 460 agentes para trabalhar no plano de prevenção. A Diretoria de Vigilância Ambiental tem, atualmente, 441 agentes de campo, 26 servidores na equipe especial, 61 que atuam internamente como apoio administrativo e 28 profissionais em laboratório.