A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa ouviu nesta terça-feira (17) a diretora administrativa do Hospital de Base de Brasília, Aurilene Pedrosa. O convite para a oitiva partiu da presidenta da comissão, deputada Liliane Roriz (PSD), após o diretor de vistorias do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Edgard Sales Filho, ter declarado que 80% dos hospitais do DF, incluindo o Hospital de Base, possuíam algum tipo de problema em instalações de prevenção de incêndio.
“O Hospital de Base é o maior da nossa região, e precisamos saber o que tem sido feito para que a unidade fique em dia com todas as normas de segurança”, explicou a parlamentar. A presidenta da comissão lembrou que, segundo o representante do Corpo de Bombeiros, o HB está em processo de aplicação de penalidade por descumprimento de 63 exigências. “Queremos um relatório detalhado da direção do hospital para fazer um choque de informações com o que foi declarado pelo coronel Edgard”, completou.
Segundo a diretora da unidade, Aurilene Pedrosa, uma vistoria completa foi realizada no Hospital de Base na tarde da última segunda-feira, com o objetivo de acelerar a regularização das pendências. Pedrosa ponderou, no entanto, que o processo não depende apenas da direção do HB. “Não possuímos autonomia financeira para esses custos”, frisou.
A deputada Liliane Roriz destacou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão atentos aos problemas encontrados nas unidades hospitalares. “Sabemos que há recursos para a adequação dos hospitais, o que falta é vontade política”, afirmou. Em acordo com a diretora do HB, foi acertado o prazo de uma semana para que o hospital demonstre as recentes medidas de segurança tomadas pela atual gestão. Informações da CLDF.