Do R7
De acordo presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás, Silveira Alves, as reivindicações são mesmas que levaram a categoria a ficar 50 dias sem trabalhar no ano passado.
Os policiais civis reivindicam o piso salarial de R$ 7.250 e o pagamento do Bônus de Resultados que, segundo o presidente do sindicato, é pago somente para os delegados desde julho do ano passado.
— Eles estão recebendo 20% a mais por produtividade em cima do trabalho de todos os policiais civis, como se só eles trabalhassem e só eles produzissem. No ano passado, a categoria ficou 50 dias em greve até entrarem em acordo com o governo goiano. Segundo os moradores do Entorno do DF, a violência na região aumentou e o atendimento a população ficou ainda pior.
Violência no Entorno
Seis cidades do Entorno do Distrito Federal estão entre os 90 municípios mais violentos do Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
Todas as cidades do Entorno que aparecem na lista são do Estado de Goiás. A mais violenta delas é Luziânia, que ocupa a 21ª colocação do ranking, seguida por Valparaíso de Goiás (40ª), Santo Antônio do Descoberto (68ª), Águas Lindas de Goiás (70ª), Cristalina (74ª) e Cidade Ocidental (90ª).
O estudo faz o ranking dos municípios mais violentos de acordo com o índice de homicídios cometidos a cada 100 mil habitantes, considerando a população do local até o ano de 2011.
Um dos casos que chocou uma das cidades da região do Entorno do DF foi a morte da jovem Indayana de Sousa Leite, de 16 anos, que desapareceu em de junho no Jardim ABC, próximo a Cidade Ocidental (GO). O corpo apresentava sinais de estupro e teve a cabeça esfacelada a pauladas, de acordo com informações da polícia.