A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta sexta-feira (13) que todos os estoques de medicamentos para tratamento de câncer foram regularizados. Na quinta-feira (12) a pasta afirmou que três medicamentos usados no tratamento ao câncer – Adriamicina, Anastrazol e Pretinoina – estavam em falta na rede pública.
Nesta sexta, a secretaria informou que precisou recorrer a compras emergenciais para garantir o estoque dos medicamentos. A falta dos produtos ocorreu, segundo o GDF, após três tentativas de compra em que não compareceram fornecedores interessados. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa (foto), a ausência dos produtos foi pontual e que não há desabastecimento generalizado.
Em falta
Na quinta, a produção da TV Globo Brasília ligou para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) à procura do remédio Adriamicina, usado no combate de câncer de pulmão e de mama, e recebeu a informação de que o medicamento não estava disponível desde esta semana. A funcionária confirmou que pacientes ficaram sem atendimento por causa da falta remédio.
Na farmácia do Hospital de Base, que realiza a distribuição de medicamentos para toda a rede, outra atendente falou por telefone que não havia previsão de chegada da Adriamicina. Segundo ela, o remédio acabou na farmácia central no dia 26 de agosto. Uma compra emergencial foi iniciada em junho, mas não foi concluída, de acordo com a atendente.