A Câmara dos Deputados aprovou ontem, após a vergonhosa absolvição de um deputado presidiário, o fim do voto secreto. Só que o assunto agora vai para o Senado, onde já se tenta mudar algumas coisas. Mais independente disso, o deputado federal Reguffe (PDT), aproveitou o momento para parabenizar o deputado distrital Chico Leite (foto), autor do projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que acabou com o voto secreto em 2006. “Ele empunhou a bandeira do fim do voto secreto na Câmara Legisaltiva e foi vitorioso”, garantiu Reguffe.
Na época, Chico Leite disse que a transparência sempre favorece a veracidade da representação. Ou seja, nós vamos conhecer a posição dos deputados e ao prestarem contas, eles serão julgados pela comunidade”,
Além de elogiar Chico Leite, Reguffe lembrou que, “apesar de muitas assembleias legislativas do País terem aprovado o fim do voto secreto, a Câmara Legislativa do Distrito Federal adotou a medida sete anos antes da Câmara Federal em atendimento de uma reivindicação da população”. O fim do voto secreto foi uma das bandeiras do deputado Chico Leite nas eleições de 2002. Ele apresentou o projeto no primeiro dia de mandato.