Ricardo Penna
A coluna do jornalista Cláudio Humberto divulgou uma pesquisa realizada pelo IBOPE e encomendada pelo PR, com 602 entrevistas, aplicadas entre os dias 5 e 12 de julho, no Distrito Federal, com alguns cenários para as eleições de governador. Alguns resultados são esperados, outros surpreendentes e um passou despercebido.
É esperado que apenas 19% estejam interessados nas eleições para governador. Falta mais de um ano para o pleito e os cidadãos estão tentando fugir da inflação, correndo atrás de suas dívidas ou cuidando do cotidiano. Os eleitores, em todas as pesquisas, perguntados se estão interessados em política sempre mostram distância e desatenção.
É surpreendente que Arruda tenha 13% das intenções e lidere em todas as simulações como também é impressionante o fraco desempenho do governador Agnelo na pesquisa. O episódio da Caixa de Pandora que culminou com a prisão de Arruda seria, em tese, capaz de derrubar um elefante. Mostrar fôlego depois de vários tiros de canhão e superar o atual governador é um feito notável.
Por fim, passou despercebido que a soma de todos os votos na intenção estimulada para governador alcance apenas 42%. Cadê o resto? Porque 58% dos entrevistados não escolheram nenhum dos nomes apresentados? Quase 60% do eleitorado não quis escolher nenhum dos nomes no cartão! A grande notícia da pesquisa IBOPE/PR é o nível de rejeição aos nomes da lista. A grande novidade é que existe espaço para outros candidatos não incluídos no levantamento.