A novidade na pesquisa do Ibope

Ricardo Penna

A coluna do jornalista Cláudio Humberto divulgou  uma pesquisa realizada pelo IBOPE e encomendada pelo PR, com 602 entrevistas, aplicadas entre os dias 5 e 12 de julho, no Distrito Federal,  com alguns cenários para as eleições de governador. Alguns resultados são esperados, outros surpreendentes e um passou despercebido.

 É esperado que apenas 19% estejam interessados nas eleições para governador. Falta mais de um ano para o pleito e os cidadãos estão tentando fugir da inflação, correndo atrás de suas dívidas ou cuidando do cotidiano. Os eleitores, em todas as pesquisas, perguntados se estão interessados em política sempre mostram distância e desatenção.

 É surpreendente que Arruda tenha 13% das intenções e lidere em todas as simulações como também é impressionante o fraco desempenho do governador Agnelo na pesquisa. O episódio da Caixa de Pandora que culminou com a prisão de Arruda seria, em tese, capaz de derrubar um elefante. Mostrar fôlego depois de vários tiros de canhão e superar o atual governador é um feito notável.

 Por fim, passou despercebido que a soma de todos os votos na intenção estimulada para governador alcance apenas 42%. Cadê o resto? Porque 58% dos entrevistados não escolheram nenhum dos nomes apresentados?  Quase 60% do eleitorado não quis escolher nenhum dos nomes no cartão! A grande notícia da pesquisa IBOPE/PR é o nível de rejeição aos nomes da lista. A grande novidade é que existe espaço para outros candidatos não incluídos no levantamento.

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore