Cristovam defende o programa Mais Médicos e acha que demorou

247- O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi ao microblog Twitter defender a vinda médicos estrangeiros ao Brasil dentro do programa Mais Médicos do governo federal. Sobre o tema, a única crítica que faz à presidenta Dilma é por ter demorado demais a ter tomado tal medida: “Critico Dilma porque ficou quase três anos no governo sem usar esta solução para oferecer médicos aos pobres. Quantos morreram pela demora? Mas apoio ter feito”, declarou.

O senador sugere que o debate sobre a qualificação dos profissionais é um tema menor, e que o importante é oferecer assistência. “Para doente rico, o melhor médico é o mais próximo. Depois, o mais próximo com equipamento de qualidade; depois, estrangeiro em hospital nos EUA.” Para Crstovam, se um profissional quiser correr o risco de cometer um erro para salvar cem doentes sem médicos, porque impedi-lo apenas por vir de fora?”

E fez um pedido ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha: “Espero que @padilhando divulgue na internet o CV (currículo) de cada médico que chega. Aí poderemos critica-lo ou não.”

Lula e FHC

O ex-ministro da Educação no governo Lula não deixou barato, porém, para o ex-chefe, a quem comparou em omissão ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “Não entendo como FHC e Lula, 16 anos, deixaram tantas cidades sem médicos nem equipamentos.”

Ao defender importação de profissionais estrangeiros, Cristovam disse que a ciência dos EUA foi feita por cientistas estrangeiros, inclusive do Brasil. “Está na hora de receber cientistas. Como fizemos para criar a USP e o ITA.” E completou: “Já fui professor no exterior. Por quê seria contra receber professor do exterior do Brasil?”

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore