Chico Vigilante, que é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, também ajudou a fundar a CUT e foi o primeiro presidente da entidade no DF por três mandatos, por nove anos consecutivos. A CUT/DF nasceu em 1984, no Colégio Santa Dorotéia. A primeira entidade a se filiar à entidade no DF foi a Associação dos Vigilantes, que se transformaria mais tarde em Sindicato dos Vigilantes.
O surgimento da CUT se deu em um momento muito difícil na história do Brasil onde era notória a necessidade de criação de um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora brasileira, seja por melhores condições de vida e trabalho na cidade ou no campo, no setor público ou privado, dos ativos ou inativos.
Foram muitas as conquistas alcançadas nas diversas disputas de hegemonia e nas transformações ocorridas no Brasil, bem como na América Latina e no mundo. Sendo o maior exemplo de luta, no nosso país, e de grande vitória, a eleição de um operário para a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva por dois mandatos consecutivos, sendo substituído pela presidenta Dilma Rousseff também do Partido dos Trabalhadores.