Fogo atinge hospital de Santa Maria e pacientes são transferidos

Pacientes do hospital de Santa Maria ficam do lado de fora do prédio enquanto bombeiros combatem fogo no local (Foto: Isabella Formiga/G1)

Pacientes do hospital de Santa Maria ficam do lado de fora do prédio enquanto bombeiros combatem fogo no local (Foto: Isabella Formiga/G1)

Um incêndio atingiu o Hospital Regional de Santa Maria na tarde desta terça-feira (6). O fogo atingiu a ala Sul dos três andares do prédio. Inicialmente, a Secretaria de Saúde havia informado que apenas o primeiro andar havia sido atingido. Pacientes tiveram de deixar a unidade e esperar do lado de fora até que as chamas fossem contidas. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a causa do acidente “provavelmente foi uma falha humana”.

Segundo a Saúde, 20 pessoas em estado grave foram transferidas para o Hospital Regional do Gama, Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), Hospital Regional de Taguatinga e Hospital JK.. Nenhuma pessoa se feriu por causa do incêndio, segundo o GDF.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram contidas em cerca de 20 minutos. O secretário Rafael Barbosa disse que o hospital é novo e que provavelmente a causa do acidente foi falha humana. “Existia no local uma empresa terceirizada fazendo um trabalho de proteção da cobertura da manta usando maçarico. Provavelmente isso aí ocasionou incendio”, afirmou.

O local chegou a ser isolado. Uma perícia da Polícia Civil vai apurar as causas do incêndio. Barbosa disse que se for constatado que foi erro da empresa, será aberto processo administrativo.

A Saúde informou que dos 20 pacientes transferidos, uma criança estava internada na UTI neonatal, outro bebês estava na UTI pediátrica, 12 pacientes se recuperam de cirurgia e seis estavam na ala de obstetrícia e ginecologia. As crianças foram removidas por precaução, segundo o GDF. O bebê foi levado para o Hmib. A criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Taguatinga.

Pacientes do setor de obstetrícia foram levadas para o lado de fora do hospital (Foto: Isabella Formiga/G1)
Pacientes do setor de obstetrícia foram levadas para o lado
de fora do hospital (Foto: Isabella Formiga/G1)

O governo informou que 296 pacientes estavam no local. No térreo, funciona o setor de obstetrícia e o pronto-socorro. O centro cirúrgico e a UTI pediátrica estão no primeiro andar. O segundo andar é destinado à clínica médica. No terceiro andar funciona a ortopedia.

Até as 17h20, a Saúde estava avaliando se os 18 pacientes da UTI neonatal seriam transferidos para Hospital Regional de Sobradinho.

Segundo a secretaria, a rede pública foi mapeada e os hospitais do DF estão preparados para atender os pacientes, caso seja necessário. Bombeiros e técnicos do GDF estão avaliando se a fuligem pode ser prejudicial às pessoas internadas.

O incêncdo começou na central de ar-condicionado, segundo a Saúde. Inicialmente, a própria secretaria havia informado que o fogo tinha começado na casa de máquinas do centro médico.

Pacientes se queixam que não podem entrar no hospital de Santa Maria (Foto: Isabella Formiga/G1)
Pacientes se queixam que não podem entrar no hospital
de Santa Maria (Foto: Isabella Formiga/G1)

Mães e bebês recém-nascidos tiveram de deixar a unidade por alguns minutos até que os técnicos pudessem avaliar o local. Pouco antes das 17h, eles retornaram à unidade.

Os pacientes que ficaram do lado de fora foram removidos para não se intoxicarem com a fumaça, segundos os bombeiros. Oito viaturas do Samu estavam no local para possíveis transferências de pacientes.

Familiares de pacientes estavam se queixando que a direção do hospital não estava permitindo a entrada deles no centro médico. “Meu netinho está internado, estou angustiada. Ninguém fala nada. Acho que inalaram muita fumaça. Ninguém me ligou para avisar”, disse Anésia Caetano avó de um paciente. Informações do G1.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore