Começa a Vigília na Praia de Copacabana

 

Christina Nascimento, O Dia

 Começou, por volta das 19h30 deste sábado, a Vigília do Papa Francisco na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. Mais de 3 milhões de pessoas acompanham a cerimônia, muitas delas das calçadas da Avenida Atlântica, já que a faixa de areia está completamente tomada por fiéis de várias nacionalidades.

Quando o Santo Padre entrou no palco, foi prontamente ovacionado. Após uma breve saudação, o ator Tony Ramos entrou no palco e discursou sobre o amor de Jesus provado na Cruz. Ele citou São Francisco de Assis, “que teve a coragem de viver a vontade de Deus”. Logo após, frades franciscanos entraram no palco.

Após uma rápida apresentação, vários jovens deram depoimentos de como a religião mudou a vida deles em algum momento. Um deles contou que largou as drogas graças à Igreja. Outro rapaz comentou as dificuldades que enfrenta morando em uma comunidade pobre do Mato Grosso do Sul.

Vários números musicais e apresentações estão previstas para a celebração. Enquanto esperam, muitas pessoas estão dormindo fazendo lotes com a areia e demarcando lugares.

Bombeiros contabilizam 100 salvamentos em Copacabana

Mais de cem pessoas foram resgatadas do mar neste sábado, em Copacabana, segundo o 3ª Grupamento Marítimo (GMar), responsável pela região. Em nenhum dos casos houve necessidade de atendimento médico e as pessoas foram liberadas na mesma hora. O Corpo de Bombeiros foi procurado, mas informou que só vai ter mais informações sobre os afogamentos após o evento.

Enquanto os peregrinos esperavam a chegada do Papa Francisco para o início da Vigília, na noite deste sábado, foram orientados pelos apresentadores do evento a evitarem o banho do mar. “Não se dirijam ao mar porque ele já está revolto. O Corpo de Bombeiros não dará conta de fazer os atendimentos e nós não queremos que nenhum de vocês corra risco de vida. Ajude aqueles que estão ao seu lado para que não se aproximem do mar em hipótese alguma a partir de agora”, aconselhou um dos apresentadores, em português.

Papa abençoa fiéis durante passagem

Assim como ocorreu nos outros dias, o Papa Francisco desceu do Papamóvel, durante o trajeto até a praia de Copacabana para a Vigília com os jovens, na noite desta sábado, e beijou e abençoou crianças.

Muitos presentes e objetos foram lançados direção ao veículo. Franciso desceu do Papamóvel para abençoar um cadeirante. Ele também cumprimentou o público na grade. Mais de três milhões de pessoas já esperam pelo começo do evento. A expectativa é que o número chege a mais de 4 milhões, segundo estimativas da Prefeitura.

elo Twitter, antes de chegar ao Forte de Copacabana, o Papa postou a seguinte mensagem na rede social: “Queridos jovens, possam vocês aprender a rezar todos os dias: esse é o
modo de conhecer Jesus e fazê-lo entrar na própria vida.” O Papa segue em direção ao palco central para o evento da Vigília. O ator Tony Ramos será o mestre de cerimônia. Uma igreja cenográfica será montada no palco durante o evento.

Fiéis fazem calçadas do Copacabana Palace de dormitório

As areias de Copacabana estão completamente tomadas por fiéis que esperam pela Vigília com o Papa Francisco, na noite deste sábado. Devido à falta de espaço, uma cena inusitada se deu no bairro: as calçadas da Avenida Atlântica foram tomadas pelos peregrinos, que instalaram colchões e barracas no local, transformadando a fachada do Hotel Copacabana Palace em dormitório. Mais de 3 milhões de pessoas esperam pelo Sumo Pontífice, neste momento.

Um grupo de jovens de Campos dos Goytacazes, que chegaram neste sábado e vão passar a noite no local, encarou com bom humor a situação. O estudante Carlos Alexandre de Souza, 16 anos, disse que todo sacrifício para ver o Papa é válido. “Nós vamos embora amanhã cedo e vamos passar uma noite animada, mesmo com o frio. Não vamos arredar o pé. Vale tudo pra ver o Papa, inclusive dormir no chão das calçadas, ao relento”, afirmou. A Prefeitura liberou o uso de saco de dormir, mas proibiu o uso de barracas.

Muitos peregrinos instalados no local descansavam aguardando a chegada do Sumo Pontífice. A Irmã Vera Lúcia Rodrigues Gonçalves, da Congregração Franciscano Angelina, de Mato Grosso do Sul, lanchava encostada na fachada do hotel. “Não devo dormir aqui, vou passar a noite acordada. Estou impressionada com a união das pessoas e com o clima de paz e busca da multidão no mesmo objetivo, que é a oração e o amor em Cristo”, disse.

Milhares de pessoas continuam chegando a Copacabana. A expectativa é que o evento atraia até 3 milhões de pessoas. Na saída do túnel que liga Botafogo ao bairro, carros do Exército orientam os peregrinos em três línguas, além do português: francês, inglês e italiano. Os avisos, feitos em um megafone, pedem que os fiéis se alimentem bem, guardem seus pertences e fiquem atentos a possíveis tumultos. Até o momento, não há registro de confusão no local.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore