Obama nomeia filha de John Kennedy embaixadora no Japão

 

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira, Caroline Kennedy, filha do presidente assassinado John Kennedy, como próxima embaixadora do país no Japão, após meses de rumores a respeito, informou a Casa Branca. Caroline, única sobrevivente da família do ex-presidente, vai ser a primeira mulher a dirigir a embaixada americana no Japão se o Senado dos Estados Unidos aprovar sua nomeação. A agência japonesa “Kyodo” já tinha antecipado há poucos dias a notícia, confirmada hoje pela Casa Branca em comunicado. Obama, que nomeou também outros três funcionários, destacou que os quatro candidatos “apresentaram uma profundidade de experiência e uma tremenda dedicação a seus novos papéis”.

“Nosso país estará bem servido por estes indivíduos, e estou desejoso de trabalhar com eles nos próximos meses e anos”, disse o presidente. Nascida em Nova York, advogada, casada e com três filhos, Caroline deverá enfrentar no cargo assuntos como a realocação das tropas americanas no arquipélago, herança da Segunda Guerra Mundial, e negociações para a assinatura de tratados comerciais. A filha de Kennedy se manteve distante da política durante quase toda sua carreira, dedicada à promoção da educação pública em Nova York, mas em 2008 teve um papel ativo na campanha de Obama e apoiou sua reeleição em 2012. Em 2009 Caroline demonstrou interessou pela cadeira do Senado, vazia após Hillary Clinton se transformar em secretária de Estado, mas renunciou a essa aspiração alegando “razões pessoais”.

 O Vaticano vetou a candidatura de Kennedy para ser embaixadora na Santa Sé devido, de acordo com a imprensa italiana, a sua posição a favor da legalização do aborto. Atualmente, ela é presidente da Fundação da Biblioteca John F. Kennedy e presidente do Comitê Auxiliar do Instituto de Política da Universidade de Harvard. Caroline Kennedy substituirá na embaixada em Tóquio John Roos, que assumiu em 2009 e foi o primeiro embaixador americano a assistir uma cerimônia em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki, cidades destruídas com bombas atômicas pelos Estados Unidos em 1945. Além de Kennedy, Obama nomeou Marcel Lettre como subsecretário de Defesa para Inteligência, Robert M. Simon como diretor-adjunto de energia e meio ambiente no Escritório de Ciência e Tecnologia, e Betty Sutton como administradora da Corporação de Desenvolvimento Saint Lawrence Seaway. EFE llb/cd

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore