Foto-reflexão

Foto: Ricardo Penna

Ricardo Penna (*)

Fotografia, como todas as artes visuais, são feitas de claros, escuros, vazios e cheios. O objeto pode ser óbvio e banal, mas os resultados devem ser sempre surpreendentes.

Assim também são os resultados de pesquisas. Revelam algumas obviedades mas nunca mostram tudo. Resta aos intérpretes descobrir os tons de cinza que estão escondidos nas entrelinhas.

Na última semana foi divulgado o resultado de levantamento da Datafolha indicando a queda de 8 pontos percentuais na aprovação da presidente Dilma. Todos acusam a inflação e as baixas taxas de crescimento econômico como os responsáveis pela inflexão na curva de popularidade do governo. Pode ser. É… deve ser.

A queda mais forte entre o grupo de maior renda e escolaridade pode indicar algo mais. Até então a presidente parecia imune aos desgastes na imagem do PT como consequência do julgamento espalhafatoso, no STF, do mensalão. Parecia que o desgaste de material poderia ficar encapsulado no partido poupando a presidente. Ledo engano. O grupo mais politizado do eleitorado já está fazendo o julgamento e cobrando o preço. Aguardemos os próximos capítulos.

(*) Ricardo Penna é Arquiteto, PhD Planejamento Regional, Fotógrafo (CB 1971, Estadao 72/73, Veja 74)

 
 

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore